A divulgação sobre as datas do cronograma oficial do Enem 2020 foram divulgadas nessa terça-feira (31) de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sendo assim, o período de inscrição será de 11 a 22 de maio, com a opção de executar a prova de forma em uma edição digital, porém, quem escolher essa opção, não poderá se inscrever para a edição impressa. Portanto, após concluir o processo, não poderá fazer alteração.


RELACIONADAS



Dessa maneira, A Folha Hoje ressalta que as datas confirmadas para a realização das provas impressas do Enem 2020 serão nos dias 1 e 8 de novembro. Além disso, vale lembrar que o edital foi publicado no Diário Oficial da União ainda nessa terça-feira e está disponível na página oficial do Enem.

Enem 2020 terá uma versão impressa e uma digital

Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep - foto: guiadoestudante.abril.com.br
Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep – foto: guiadoestudante.abril.com.br

Para a edição de 2020 o Enem apresenta a opção de realização da prova de modo digital, porém, ainda há a opção de fazê-la presencialmente, na versão impressa. Todavia, na hora da inscrição é o local para escolher qual das duas formas prefere e após a confirmação não poderá alterar.

Sendo assim, os dias 1 e 8 de novembro marcam as provas presenciais, a versão impressa. Entretanto, para a versão digital, a data oficial é 11 e 18 de outubro. Portanto, é importante prestar atenção com relação a opção que escolheu e na data para a prova.

Dessa maneira, as inscrições estão marcadas para iniciarem no dia 11 de maio, seguindo até o dia 22 do mesmo mês. Então, para os estudantes que precisarem solicitar a isenção da taxa de inscrição, o período para a solicitação começa no dia 6 de abril.

Confira os critérios para a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep - foto: veja.abril.com.br
Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep – foto: veja.abril.com.br

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os alunos que estiverem cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública, precisarão declarar ao Censo Escolar.

Sendo assim, para quem cursou o ensino médio em rede pública, ou foi bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, e quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por membro de família de baixa renda, deve informação o NIS.

Todavia, para os alunos que já fizeram a solicitação em 2019 e não compareceram aos dois dias de prova, mas querem solicitar a isenção para o Enem 2020, então devem fazer a justificativa por sua ausência.

Sendo assim, os resultados para os pedidos de isenção devem ser divulgados em 24 de abril. Pois, entre 27 de abril e 1º de maio, será o prazo para a apresentação de recursos. Então, os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio.

Critérios novos para a inscrição do Enem 2020

Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep - foto: agenciabrasil.ebc.com.br
Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep – foto: agenciabrasil.ebc.com.br

A versão 2020 das provas do Enem terão critérios novos para a realização da inscrição. Sendo assim, agora faz necessário a inclusão de uma foto atual do participante, pois será destinada a fins de identificação do candidato no momento da prova.

Dessa maneira, no que diz respeito ao valor da inscrição, a taxa será mantida a mesma do ano passado (2019), portanto, custará R$ 85. Esse valor deverá ser pago até o dia 28 de maio.

Além disso, o Inep afirma que a estrutura geral do exame não sofreu alterações, portanto, será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada e uma redação em língua portuguesa.

Quais são as novidades para o Enem 2020 digital?

Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep - foto: folhavitoria.com.br
Datas oficiais do Enem 2020 são divulgadas pelo Inep – foto: folhavitoria.com.br

Segundo o Inep, o plano para implementação do Enem 2020 de forma digital, é um projeto para ser consolidado até 2026. Sendo feito de modo progressivo e gradual.

Sendo assim, para esse ano (2020) as provas digitais estarão disponíveis para 100 mil participantes. Todavia, a estruturação dessas provas se manterá a mesma do modelo impresso.

Entretanto, tendo em vista que é um modelo novo e tratar de uma fase piloto, não estará disponível para treineiros e não promoverá atendimento especializado. Apesar disso, o processo de inscrição será o mesmo.

Critérios de acessibilidade para o Enem 2020

De acordo com as políticas de Acessibilidade e Inclusão previstas no Inep, os atendimentos especializados aos participantes que necessitam sofreram uma leve alteração.

Sendo assim, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, foram incluídos na denominação “especializado”. Então, a data para fazer a solicitação do atendimento especializado é a mesma da inscrição (11 a 22 de maio).

Os resultados serão divulgados até dia 29 de maio, porém, para os pedidos negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos, com resultado para dia 10 de junho.

Além disso, os tratamentos por nome social devem ser feitos entre os dias 25 e 29 de maio e os resultados serão disponibilizados em 5 de junho. Então, para apresentação de recursos, a data é entre 8 e 12 de junho e o resultado será 18 de junho.

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Com relação a taxa de inscrição, o valor será mantido o mesmo do ano passado (2019), portanto, custará oitenta e cinco reais. Valor que deverá ser pago até o dia 28 de maio de 2020. E para quem deseja solicitar a isenção da taxa, deve conferir os tópicos requeridos e as datas, basta acessar aqui os requisitos. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui