O IPVA (Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva) é um imposto voltado aos proprietários de veículos. Ele deve ser pago anualmente para poder fazer a renovação do licenciamento e, assim, evitar ter o carro retido durante uma blitz.

Para encontrar a página de consulta é muito simples, basta escrever no Google “consultar IPVA” e o seu respectivo estado. Por exemplo, “consultar IPVA Minas Gerais”.


RELACIONADAS



Feito a pesquisa, você deve acessar um dos primeiros sites que aparecerem nos resultados, somente aqueles em que o endereço corresponde a Secretaria da Fazenda ou ao Detran.

Loading...

Consultar IPVA pelo estado – faça já a sua consulta

Aprenda a fazer a consulta do IPVA do seu veículo através da internet - foto: reprodução
Aprenda a fazer a consulta do IPVA do seu veículo através da internet – foto: reprodução

Preencha os dados requisitados na página de consulta do Detran do seu estado; faça a confirmação de segurança (“Não sou um robô”) – simplesmente dê um toque na caixa para fazer a marcação; agora confirme.

Ao realizar a consulta, será exibida uma página com todas as informações referentes ao seu veículo (modelo, gasolina, valor venal, alíquota, IPVA, taxa de licenciamento), bem como o seu histórico e as pendências existentes.

Loading...

Na sequência, você encontra o valor total do licenciamento e do IPVA. É isso que estamos buscando. No entanto, não será necessário imprimir nenhum documento. É recomendado que o pagamento seja feito através do seu banco, via internet banking. Na própria página você descobrirá sobre as formas de pagamento, a vista ou parcelado, além de qual banco realizar o pagamento.

Para ficar mais prático, você pode utilizar essa lista abaixo para consultar o seu IPVA e regularizar a sua situação:

Caso acesse não encontre a seção para consultar o IPVA no link, procure no menu a área de licenciamentos e veja se ele traz alguma informação sobre o imposto. Por fim, veja também se você tem direito a isenção do IPVA.

Loading...

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui