O Alongamento físico é a base de qualquer atividade física. Ao alongar as fibras musculares você promove o preparo do músculo para os exercícios, com isso, evitará lesões, infere-se melhorias a flexibilidade do corpo, alivio das famosas dores pós treino. Em resumo, alongar-se é cuidar-se.

Sendo considerada a principal categoria da atividade física pelos profissionais em educação física, que trabalham em benefício do bem-estar corporal e dos cuidados para a saúde por meio de exercícios.


RELACIONADAS



Portanto, antes de qualquer exercício, recomenda-se o alongamento muscular. Confira abaixo como conseguir fazer o alongamento ideal para o seu corpo manter-se bem durante qualquer que seja a atividade física exercida.

Antes de praticar atividade física, é de grande importância que você faça uma consulta médica para que seja avaliado alguns fatores como problemas cardiovasculares, fator que interfere no ritmo em que você deverá fazer qualquer exercício.

Como Fazer Alongamento e Quais Tipos Devo Fazer?

Independentemente se você está sedentário ou com o peso corporal de acordo com a sua estatura, faz-se importante o alongamento, para facilitar sua rotina, vou lhe apresentar 5 sugestões de alongamento para o seu corpo inteiro.

Para iniciar é necessário que você use roupas confortáveis e o tênis é indispensável, para que você não lesione os ligamentos e evite dores nos pés. Uma ótima dica para escolher o tênis é dar 5 passos contínuos e avaliar o conforto do produto.

ALONGAMENTO 1 – Para O Dorso

Estique os braços de acordo com a linha do tronco, pode ser com os dedos entrelaçados, mantendo o abdômen contraído levemente e os joelhos livres. Jamais deixe os braços em posição abaixo da cabeça ou os pés unidos. O tempo recomendado para esse alongamento é de 15 a 20 segundos, com movimentos vagarosos.

Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. Reprodução: Internet

ALONGAMENTO 2 – Para A Lombar


Para alongar a lombar, deixe flexionados os joelhos, abaixe a cabeça vagarosamente, aproximando o abdômen as suas coxas com as mãos relaxadas em contato com o chão. Permaneça na posição por 15 a 20 segundos, desfazendo a lentamente.

Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. reprodução: internet

ALONGAMENTO 3 – Para O Quadríceps

Faça uma perna de apoio, flexione-a levemente, deixe o tronco reto e o abdômen pouco flexionado, erga o outro pé para trás até que chegue ao glúteo – Bumbum. Equilibre em posição por 20s, inverta a perna apoio, repita o exercício e não esqueça de efetua-lo de forma lenta e o mais relaxante possível.

Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. reprodução . internet
Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. reprodução: internet

ALONGAMENTO 4 – Para A Panturrilha

Deixe a parte superior do seu corpo ereta, com as mãos apoiada em uma parede, flexione uma perna para frente de forma suave e com a outra atrás apoiando o calcanhar no chão. Só tenha cuidado para que não afaste demais a perna, sobrecarregando a sua coluna. Mantenha nessa posição de 15 a 20s, inverta e repita a ação.

Descubra-Como-Fazer-O-Alongamento-Perfeito-Para-A-Saude.-reproducao-internet-
Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. Reprodução: internet

ALONGAMENTO 5 – Para O Pescoço

Faça movimento circular lentamente com a cabeça da direita para a esquerda pause por 1s e retorne o movimento da esquerda para a direita. Eleve a cabeça para cima e para baixo, esses movimentes devem durar no total de 15 a 20s.

Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. Reprodução-Internet
Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde. Reprodução: Internet

Conheça Os Benefícios da Prática de Alongamentos

Descubra Como Fazer O Alongamento Perfeito Para A Saúde – Reprodução: Internet

Grande parte da população brasileira possui algum tipo de dor, seja nas costas, pescoço e em casos extremos até dores de cabeça em conjunto. Com a prática dos exercícios com alongamento é possível ter alivio nas tensões musculares. Outro problema é o estresse que acomete o descontrole humorístico momentâneo, que também pode ser amenizado com a desconcentração por meio de exercícios físicos.

Alguns profissionais são diagnosticados com LER – lesão por esforço repetitivo, como a sigla já indica são lesões que consequentemente apresentam dores no local por movimentos repetitivos por um grande tempo.

Além disso, os exercícios podem auxiliar em tratamento de dores na coluna como as provocadas por lombalgia ou cervicalgia. Os principais e mais conhecidos exercícios envolvendo alongamento é a prática de Yoga e Pilates.

Vale ressaltar que, é de tamanha importância ter o acompanhamento com um profissional em educação física e consulta clínica médica para que o seu treinamento seja personalizado a sua necessidade e aos limites do seu corpo, conseguinte tendo resultados satisfatórios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui