Beleza  
Por: Raquel Luciano / há 2 anos

Devo usar enxaguante bucal todos os dias?

Ter os dentes bonitos e limpos é o sonho de todo mundo, e além da escovação e uso de fio dental, o enxaguante bucal é um complemento importante para uma higiene eficiente da boca. Mas será que se deve usar o enxaguante bucal todos os dias?

Uso do enxaguante bucal todos os dias

Será que se deve usar o enxaguante bucal todos os dias? (Foto: Soridente)

Embora uma de suas funções mais conhecidas seja atenuar o mau hálito, os enxaguantes bucais ajudam a evitar a formação de placa bacteriana, reduzindo o acúmulo de tártaro nos dentes e, consequentemente, prevenindo a formação de cáries.

Mas é importante sempre manter o controle do seu uso, pois tudo que é em excesso traz prejuízos. E como isso pode acontecer? Por escolher produtos errados e com alto teor de álcool.

Qual enxaguante bucal devo escolher?

Na hora de escolher o enxaguante bucal, o melhor é dar preferência aos anti-sépticos sem álcool. O álcool, de qualquer tipo, não só dos enxaguantes, agride a mucosa das gengivas e ataca a superfície das resinas, deixando-as mais porosas. Essa porosidade faz com que os corantes dos alimentos se depositem sobre elas, alterando a cor original dos dentes, comprometendo a estética.

Escolha um produto que contenha também flúor, pois ele funciona como uma fonte auxiliar desta substância que atua diretamente no fortalecimento dos dentes, impedindo o crescimento bacteriano na boca.

Fique atento à composição do enxaguante para não escolher um produto que contenha clorexidina, uma substância com ação anti-inflamatória, indicada para uso pós cirúrgicos, que deve ser usada somente com prescrição médica e por um curto período de tempo.

Os enxaguantes bucais são sim um aliado a ter uma boca mais bonita e limpa, mas independentemente do motivo da opção pelo uso do enxaguante bucal, o ideal é consultar o seu dentista, pois somente ele pode indicar o produto mais adequado para o seu caso.

Por isso, ao usar o enxaguante bucal, tenha cuidado se está sendo feito da maneira correta. Também, procure um dentista regularmente para manter a saúde da sua boca em dia, evitando a proliferação de doenças.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole direitos, denuncie.
Load more

Notícias relacionadas