26 de Outubro de 2018, atualizado ás 18:10

Devo usar o cartão de crédito ou débito? Saiba mais!



Por: Raquel Luciano | Finança

Compartilhar:
         

O cartão trouxe segurança e praticidade na hora das compras, e hoje é difícil encontrar uma pessoa que não tem um cartão na mão. E muitos bancos aproveitam isso para fornecer aos clientes tanto a opção de crédito como débito, e por isso pode surgir a dúvida: devo usar o cartão de crédito ou débito?

As duas formas de pagamento apresentam pontos positivos e negativos, e o ideal é analisar quadro a quadro qual é a situação de sua vida financeira.

Por isso descubra como devo usar o cartão de crédito ou débito?

Quando devo usar cartão de crédito?

Devo usar o cartão de crédito ou débito? Saiba mais! (Foto: Internet)

O cartão de crédito funciona como um “empréstimo”. O banco te dá um limite para ser usado no mês, você gasta com aquilo que achar necessário mas depois precisar pagar ao banco.

Se for pago no valor total apontado e na data estipulada, a grande maioria dos cartões não cobra nenhum juros.

Porém, se por algum motivo você atrasar o pagamento ou saldar o debito pela metade, é cobrada uma taxa do rotativo que pode variar de acordo com cada instituição financeira.

É ai que mora o perigo, porque o cliente pode perder o controle dos gastos e depois não conseguir pagar a dívida, entrando em um circulo sem fim.

Por isso, você deve usar o cartão de crédito apenas quando necessário e de forma controlada, evitando que o orçamento familiar seja comprometido.

Quando devo usar o Cartão de débito

Já o cartão de débito é usado quando a pessoa já tem o dinheiro na conta corrente ou poupança e vai fazer as compras a vista.

O cartão de débito pode ser muito útil para quem deseja ter um planejamento financeiro, já que ele não te permite gastar mais do que possui na conta.

Outros detalhes do cartão de crédito e débito

  • O cartão de crédito é a forma mais indicada para pagar as grandes compras, como compras de supermercado, eletrodomésticos ou passagens aéreas. Isso porque ele oferece parcelamentos, o que torna possível a compra em valores mais elevados;
  • As compras do dia a dia podem ser feitas com cartão de débito, o que te dará mais controle sobre os gastos, evitando excessos;
  • Com o cartão de débito você poderá conseguir descontos melhores já que a compra é efetuada em apenas uma vez;
  • Muitos cartões de crédito podem ser utilizados para compras internacionais;
  • Os cartões de crédito na maioria das vezes estão vinculados a programas de pontos, o que garante ao cliente diversos benefícios;

Quer saber mais sobre usar cartão de crédito ou débito?

Siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita notificações para receber mais notícias sobre jogos Ao Vivo, futebol, esportes e etc.


Raquel Luciano

Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários