Eclipse parcial da lua e o aniversário da missão Apollo 11



Anderson Gomes - 15 de Julho de 2019 às 22:59:29

Nesta terça-feira (16) presenciaremos o eclipse parcial da lua, que poderá ser visto de toda a América do sul a partir das 18h40. O Apollo 11, coincidentemente nesta data, chegou à lua há 50 anos atrás.

O horário de início do eclipse, 18h30, pode variar de acordo com a cidade do observador e do clima nesta região. Assim, aqueles que moram em zona litorânea verão o eclipse acontecer mais cedo.


RELACIONADAS



Veja também:

Vídeo: Padre Marcelo Rossi é derrubado do palco durante a missa

Sandy e Júnior 30 anos de carreira: confira tudo sobre a nova turnê!

Sobre o Eclipse
Eclipse parcial da lua (Imagem: Nasa)

O fenômeno ocorre quando a lua fica situada na sombra da terra, ou seja, quando temos um alinhamento entre o sol, a terra e a lua. Neste caso, podemos perceber que a lua tem que estará cheia no momento do eclipse.

Diferente do eclipse solar, que cobrem áreas bem menores, o eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar da terra que estiver noite. Sobretudo, não é necessário o uso de nenhum equipamento de proteção ou semelhantes, é só observar.

O Eclipse é dito parcial por que a lua não estará totalmente imersa na umbra (região cuja escuridão é mais densa), amanhã 60% da lua estará nesta parte mais escura. Conforme a imagem acima.

Aniversário da missão Apollo 11

Apollo 11 chegando à lua em 20 de julho (Foto: Nasa)

Em 16 de julho de 1969 o Apollo 11 aterrissa na lua após 4 dias de viajem. Este foi, sem dúvidas, a maior conquista do homem no século 20. Neste dia toda atenção do povo estava voltada ao lançamento.

No foguete estavam o comandante Neil Armstrong, o piloto da força aérea Edwin Aldrin e o piloto combatente Michael Collins. Poucos minutos após o lançamento, o maior foguete da época, pesando quase 3 toneladas, chega à órbita da terra.

Os quatro dias necessários para chegada do Módulo de comando do Apollo 11 na lua foram acompanhados pelos engenheiros e noticiados em rádio e tv a todo instante, não tinha outro assunto nesse intervalo de tempo.

Segundo a NASA, a missão Artemis que está prevista para 2024 tem o objetivo de repetir o mesmo feito. Foi divulgado uma simulação mostrando um pouco desta missão:

Simulação da missão Artemis – Reprodução:YouTube

Ficou interessado em saber outras notícias? Então siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram. Permita notificações para receber mais notícias 24 horas por dia de diversos assuntos. Acesse e saiba mais!

VEJA TAMBÉM



Postado por: Anderson Gomes
Sou redator e professor de Física, curto uma boa música, games e, acima de tudo, estar com minha família.