Nem todo mundo teve boas oportunidades na vida. O quantitativo de jovens e adultos que tiveram que se afastar da escola é assustadora. Mas, esse quadro pode mudar!

Existem diversos programas do Governo Federal para que essas pessoas possam retornar os bancos escolas, e um desses, é por meio da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Recuperar o tempo perdido e cursar um nível superior é possível!


RELACIONADAS



A Educação Para Jovens Adultos tem duas modalidades de ensino. O EJA Presencial, que é aquele que você se dirige a escola todos os dias, geralmente no horário noturno, para favorecer aqueles que trabalham e desejam recuperar o tempo perdido.

Loading...

Além desse, tem o EJA a distância (EAD), onde o aluno estuda através da internet, por meio de um ambiente virtual com acesso a apostilas e livros fornecidos pela instituição. Aproveite e confira mais um programa nessa modalidade, é o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adulto (Encceja).

O que é o EJA?

Saiba como se inscrever no EJA - foto: reprodução
Saiba como se inscrever no EJA – foto: reprodução

Para entender de uma vez o que é o EJA (Educação Para Jovens e Adultos), é preciso compreender como funciona a modalidade de ensino, e qual o público-alvo, as matérias que compõem a grade e a forma de fazer matrícula. E como são? As matérias do EJA estão de acordo com Base Nacional Comum Curricular.

Loading...

No EJA ensino Fundamental, modalidade destinada aos jovens a partir de 15 anos que ainda não concluíram os seus estudos do Fundamental (1° ao 9° ano), e tem como matérias: Língua Portuguesa; Inglês; Artes; Educação Física; Ciências; Matemática; História e Geografia.

Já as matérias do EJA Ensino Médio, são voltadas aos alunos com mais de 18 anos que desejam retomar os estudos do Ensino Médio (1° ao 3° ano), e tem como matérias: Língua Portuguesa; Inglês; Artes; Educação Física; Ciências; Matemática; Química; Física; História e Sociologia Filosofia.

Quem pode fazer o EJA?

Pode participar do programa, qualquer pessoa, desde que tenha mais de 16 anos e tenha cursado até o 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Quanto tempo leva para concluir um ano letivo no EJA?

Uma das maiores perguntas no ato da matrícula, feitas pelos estudos é justamente essa. “Em quanto tempo eu vou terminar meus estudos?”, a grande vantagem dessa modalidade é que, cada etapa”série” é feita em metade do tempo de uma escola normal, nesse caso em 6 meses.

Loading...

Vamos ao exemplo: Para o aluno concluir o ensino fundamental são dois anos e já para o ensino médio, 1 ano e meio. Estudando em média quatro horas por dia e de segunda a sexta. Não perca essa chance, estude já!

Como fazer a matrícula do EJA?

Aos interessados na matrícula do EJA, saiba que o projeto de Educação Para Jovens Adultos, funciona em todos os estados do país, e é muito fácil localizar na sua região.

A primeira sugestão é que você procure a secretária de educação da sua cidade, ou entre em contato com o número 0800-646-6543. Uma outra forma de localizar escolas que ofertam a modalidade de ensino, é através do Educa Mais Brasil.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui