Desde que a pandemia do novo Coronavírus começou tudo se tornou incerto. Uma das preocupações deste ano é acerca das eleições municipais previstas para acontecerem dia 4 de Outubro. No entanto, de acordo com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, há a possibilidade do adiamento da eleição.

O assunto ainda será discutido no Congresso Nacional, visto que, a casa está dividida. De um lado, vários políticos defendem que haja o adiamento apenas se os mandatos não forem prorrogados. Ou seja, prefeitos e vereadores teriam que deixar os cargos até 1º de Janeiro caso não sejam reeleitos.


RELACIONADAS



Ainda de acordo com Maia, ele e Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado e Congresso Nacional, trabalharão em conjunto para ver a melhor forma de decidir sobre isso. Além disso, fará parte da questão acerca do adiamento das eleições o próximo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.

Eleições municipais podem ser adiadas? Veja o que Rodrigo Maia afirmou em entrevista

Em entrevista nesta terça-feira (19), Rodrigo Maia afirmou que ainda está incerto se haverá ou não adiamento das eleições municipais. Sobre isso o presidente da Câmara afirmou:

“O presidente Davi vai construir um grupo com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato numa outra data. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato”

Por outro lado, o ministro Barroso disse no início de Maio que o adiamento das eleições só entrariam em pauta se não acontecessem as testagens das urnas. As mesmas estão previstas para junho, e podem não acontecer devido a pandemia. Sobre isso, ele afirmou:

“Nós trabalhamos com o prazo de junho. Se até junho, não conseguirmos fazer os testes, aí eu vou informar ao Congresso Nacional, procurar o presidente da Câmara e do Senado e expor a eles as circunstâncias da Justiça Eleitoral”
Devido a pandemia do Coronavírus o adiamento das eleições municipais se tornou uma possibilidade
Devido a pandemia do Coronavírus o adiamento das eleições municipais se tornou uma possibilidade (Imagem: Pixabay)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui