Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou sobre a situação da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza, e revelou também que ‘Sergipe ainda não atingiu a meta‘, que segue até a próxima terça-feira (30).

Nos últimos dias, a SES declarou, em nota, que mais de 470 mil doses já foram aplicadas, representando 89,67% do total esperado, restando ainda 54 mil doses da vacina.


RELACIONADAS



Além disso, ressaltou também a importância de se imunizar, principalmente, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, como crianças, gestantes, adultos entre 55 e 59 anos e mulheres que tiveram filhos há pouco tempo.

Loading...

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde informou também que diversos outros grupos de ação estariam recebendo a vacina, como funcionários de presídios, professores, caminhoneiros, entre outros.

O que é influenza?

Segundo o Ministério da Saúde, influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório. Bem como, é caracterizada pela alta chance de transmissão.

Loading...

Além disso, os sintomas podem variar, da fase inicial à final, podendo se apresentar de forma mais grave em alguns casos.

Pra que serve essa vacina contra influenza?

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até a próxima terça-feira (30) - foto: reprodução
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até a próxima terça-feira (30) – foto: reprodução

A vacina irá ajudar a proteger contra três tipos de influenza, e que são comuns no Brasil: as influenzas A (H1N1, H3N2) e B.

Uma vez que o organismo recebe o agente imunizante, que é composto por partes inativadas do vírus, o sistema de defesa do nosso corpo começa a produzir anticorpos.

Do mesmo modo, esses anticorpos irão impedir a multiplicação do vírus, o que diminui, significativamente, as chances futuras de sofrer complicações ao contrair a doença.

Loading...

Vale lembrar, que a vacinação é feita periodicamente, pois, de tempos em tempos, o vírus sofre mutações, precisando ser feito novamente um estudo sobre a vacina.

Quais são os sintomas mais comuns da influenza?

Sabendo que se trata de um vírus, nosso organismo responde de diversas maneiras diferentes diante de uma infecção.

Entre alguns sintomas de influenza citados pelo Ministério da Saúde, estão:

  • calafrios;
  • mal-estar;
  • dor na garganta;
  • tosse seca;
  • diarreia;
  • vômito;
  • cansaço;
  • rouquidão;
  • e dores no corpo.

Do mesmo modo, vale lembrar, que diante de algum sintoma aparente, é sempre importante buscar a orientação de um médico, para se ter um diagnóstico correto e definitivo.

Para receber todas as notificações e ficar por dentro das notícias mais recentes, acesse a página de alertas e clique no botão azul “Criar alerta“, e se mantenha sempre informado.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui