Emagrecer comendo: especialista dá dicas para perder peso

Todos que estão acima do peso enfrentam a dificuldade de fazer dietas, e emagrecer comendo tudo que gosta é o sonho de quem não consegue ficar longe de suas comidas preferidas e de algumas guloseimas. Um dos grandes problemas para quem está precisando perder peso é ter que reduzir a alimentação e principalmente, deixar de lado as comidas gostosas, que sempre são as aquelas que mais engordam.

Quem não gosta de uma boa feijoada, aquela batatinha frita, doce, frituras, salgados, pizza, macarronada, churrasco, cerveja, refrigerante, chocolate, tudo isso é muito gostoso, mas são alimentos repletos de calorias.

E o mais difícil! Comer só um pedacinho de pizza, só uma pontinha do chocolate, uma pequena porção da macarronada, com o cérebro sempre pedindo mais, é quase impossível resistir.

Especialista ressalta que é possível perder peso comendo quase tudo o que tem vontade, basta ter regras e optar pelos alimentos certos nas horas certas

Ao contrário do que diz a crença popular, optar pela restrição alimentar não tem sido o melhor caminho para os que desejam perder peso. A tese do emagrecer comendo de tudo é cada vez mais defendida pelo especialista em obesidade e diversos estudos científicos têm provado o mesmo.

Especialista em perder peso dá dicas para emagrecer comendo o que gosta

Emagrecer comendo dicas para perder peso comendo. Imagem/Reprodução
Emagrecer comendo dicas para perder peso comendo. Imagem/Reprodução

Entre os que defendem a tese, está a doutora em endocrinologia pela USP, a nutricionista Sophie Derame, autora do livro “O Peso das Dietas”, uma entre as que defendem que é saudável comer de tudo desde que haja equilíbrio.

Segundo explica Deram, os regimes alimentares restritivos fazem mal a saúde e acabam no efeito rebote, emagrecendo no começo e voltando logo depois ao peso normal: “95% das pessoas que fazem dietas restritivas emagrecem no começo […] dentro de um período de 6 meses a 2 anos”, disse a nutricionista.

Mas com essas quatro dicas abaixo para você emagrecer comendo, você verá que é possível, comendo tudo aquilo que gosta.

Pequenas refeições nos horários de costume ajudam a perder peso

Quando a pessoa quer emagrecer, ela acha que deve ficar com fome e esse é o problema, porque quando não resistir ou sentar para comer algo, não conseguirá se controlar. Não adianta ficar sem almoço e à noite comer além do que deveria. Ou então riscar o almoço do cardápio, mas passar a toda beliscando um doce, um biscoito, pão, etc.

Dicas para emagrecer comendo, como perder peso comendo. Imagem/Reprodução
Dicas para emagrecer comendo, como perder peso comendo. Imagem/Reprodução

Procure comer tudo que gosta, mas em porções reduzidas, eduque o cérebro para não comer tudo de uma vez só. Coma só uma pontinha do chocolate agora, deixe a outra para noite, você se sentirá melhor, menos ansioso e continuará feliz, podendo comer o que gosta, só que em quantidades reduzidas. Com o tempo seu organismo vai se acostumar e você conseguirá com maior facilidade, controlar melhor as porções de cada alimento.

Dormir pelo tempo necessário ajuda a emagrecer

O que muita gente não sabe é que o sono tem uma ligação direta com a fome, mas isso não significa que você tenha que dormir de 8 a 10 horas por noite, cada pessoa tem suas necessidades próprias.

O importante é dormir bem, em um quarto com a temperatura agradável, um colchão de qualidade, sem som ou luminosidade para incomodar.

Dormindo o suficiente para deixar seu corpo bem o dia todo, certamente sentirá menos fome.

Comer devagar e apreciar a comida

Uma das primeiras coisas que a pessoa precisa fazer para perder peso é parar de comer na frente da televisão, pois ficamos com a atenção voltada para a atração e nem vemos o quanto de alimento já ingerimos.

A dica, na hora da refeição, é sentar-se à mesa e comer devagar. Coma com prazer, saboreie cada alimento, sinta o sabor da fruta, do suco, mastigue bem, tenha calma nessa hora.

Emagreça comendo o que tem vontade

Se bater aquela vontade de comer um chocolate, não segure, vai lá e come um pedacinho, já programando para comer mais um pedacinho à noite ou no dia seguinte, assim você não criará aquela sensação de que está passando vontade de comer as coisas que gosta.

Mas aos poucos vá educando seu organismo para não ficar beliscando tudo o tempo todo, tenha hora para o café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e entre essas refeições procure comer uma fruta, tomar muita água e também suco natural.

E não deixe a atividade física de lado, pelo contrário, comece a fazer caminhada, nadar, andar de bicicleta, jogar bola, enfim, pratique o que goste, assim vai perder peso, controlando a ansiedade e claro, cuidando melhor da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here