Emagrecer ou perder peso? Entenda a diferença e os benefícios
A batalha contra a balança é uma das mais difíceis de vencer quando o objetivo é emagrecer e perder peso, mas o número para não significa falta de resultado
Por: G M Rhaekyrion / 28 de Janeiro de 2020 às 12:06:15

Looks like you have blocked notifications!

A batalha contra a balança é uma das mais difíceis de vencer quando o objetivo é emagrecer e perder peso, mas nem sempre aqueles números parados significam falta de resultados.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE

É desanimador se pesar e encontrar os mesmos quilos do mês anterior. Na maioria das vezes pensamos que os resultados não vieram e que nada está mudando em nosso corpo.

Essa confusão ocorre porque a palavra emagrecer ganhou o significado de reduzir, diminuir, e nem sempre o peso estagnado é sinônimo de falta de resultados.

Emagrecer ou perder peso? Entenda a diferença e os benefícios
(g1.globo.com)

É totalmente possível emagrecer sem perder peso de fato, principalmente quando se pratica atividade física, pois o ganho de musculatura ocupa igualmente espaço na balança.

Agora, emagrecer ou perder peso?

Para escolher o objetivo ideal você precisa entender a diferença entre os objetivos.

Emagrecer x perder peso

Emagrecer corretamente visa a diminuição da quantidade de gordura corporal, com ganho progressivo de massa magra, que são músculos. Ou seja, você não estará perdendo peso, mas igualmente não está estagnado.

A balança da academia e da farmácia não registra a quantidade de massa magra e de gordura que tem em seu corpo, por essa razão é de extrema importância que sempre faça uma avaliação completa com um profissional da área.

Emagrecer ou perder peso? Entenda a diferença e os benefícios
(camilaroza.com.br)

Mas atenção para não cair na compulsão de acreditar que a gordura é a pior das vilãs, pois percentuais muito baixos de gordura corporal são prejudiciais a saúde.



O ideal é que haja um equilíbrio de tecido adiposo e muscular correspondente à sua altura e estrutura corporal.

VEJA TAMBÉM:

+5 passos milagrosos para emagrecer rápido e com saúde

+ 5 exercícios em casa para emagrecer rápido e queimar gordura;

Já perder peso está voltado para a redução de números na balança e não distingue qual tipo de massa corporal está eliminando.

Você pode tanto perder massa magra quanto gordura. Ou pode perder apenas massa magra, que não é o ideal, pois a quantidade de gordura corporal pode ser a mesma.

São os chamados falsos magros, que possuem uma porcentagem alta de gordura, mas fisicamente são magros.

A redução apenas da massa magra também pode significar um metabolismo lento, que normalmente trabalha acumulando gordura e consumindo músculo para gerar energia.

Sendo assim, entre os dois, emagrecer é a melhor opção, pois visa o equilíbrio.

A dica é ter uma reeducação alimentar atrelada à uma atividade física de sua preferência trará os resultados que deseja.

Siga A Folha Hoje nas Redes Sociais:

Instagram: @afolhahoje;

Página do facebook: A Folha Hoje;

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Saúde


Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo