Vários situações podem levar uma pessoa a ter um desequilíbrio financeiro e ter seu nome incluído no SPC ou Serasa. E umas das soluções, para quem é aposentado ou pensionista, é o crédito consignado para negativado.

Ninguém permanece nesta situação por que quer, e, nem deseja que ela perdure. Com o passar do tempo, as dívidas podem se tornar maiores e muitas vezes impagáveis, e o melhor é evitar deixar chegar a este ponto.


RELACIONADAS



A boa notícia para quem está negativado, é que podem sim conseguir empréstimo, sem consulta ao SPC ou Serasa, e ainda pagar as menores taxas de juros entre as linhas de crédito pessoal.

Confira essa e outras notícias em A Folha Hoje.

Quem pode pedir crédito para negativados?

Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e trabalhadores com carteira assinada, ainda que tenham restrições financeiras podem contratar crédito consignado.

O crédito para negativado consignado pode ser solicitado qualquer um que esteja nestas categorias, deve ser pedido em bancos conveniados das fontes pagadoras dos salários ou da Previdência Social.

Não é necessário ter conta no banco onde deseja pedir o empréstimo consignado

O Cartão de Crédito Consignado para aposentado, servidor público ou pensionista, é uma ótima opção,  inclusive para quem está negativado. Foto: RM A Folha Hoje
O Cartão de Crédito Consignado para aposentado, servidor público ou pensionista, é uma ótima opção, inclusive para quem está negativado. Foto: RM A Folha Hoje

Assim, um Servidor Público Federal – SIAPE, pode por exemplo, simular um empréstimo consignado para negativados nos bancos cadastrados na instituição, ou no caso de Aposentado ou Pensionista, naqueles bancos autorizados pelo INSS.

Se não houver o convênio com o banco , a pessoa deve de informar ao Departamento de Recursos Humanos (ou responsável) para avaliar a possibilidade de afiliação, permitindo a ‘averbação’ do empréstimo, garantindo a liberação do crédito.

Empréstimo consignado para negativados com desconto em folha

O crédito consignado com desconto em folha é a modalidade que desconta direto do contracheque (ou benefício INSS). Com o banco tendo a garantia que vai receber as prestações, a entidade poderá oferecer vantagens, como uma menor taxa de juros no mercado.

Como o crédito consgnado, mesmo estando negativado, estará atrelado a disponibilidade da renda ou salário, não precisando de consulta a SPC ou Serasa. O que vai importar neste caso, é a capacidade de pagamento do tomador e não o histórico.

Para garantir que pode adquirir o crédito consignado, o negativado deverá ter margem disponível do valor a ser descontado direto na aposentadoria ou pensão, ou no caso salário.

Ressalta-se que o valor correspondente deve ser no máximo de 35% do rendimento líquido, sendo 5% podendo ser usado com despesas no cartão de crédito consignado.

O novo empréstimo para negativado pode ser negado somente em caso de restrição interna ou alguma pendência com a Receita Federal, ou por falta de margem ou margem negativa para crédito.

Sendo assim, será possível obter o crédito, usando inclusive o empréstimo para negativado online, obtido com a mais comodidade do que ir a um banco.

Empréstimo para negativados online: como e onde conseguir?

Na dúvida se deve ou não solicitar um empréstimo para saldar a dívida,recomenda-se que se faça uma simulação, hoje, com a facilidade proporcionada pela tecnologia, o processo online é muito simples e várias operadoras dispõem da facilidade. No próprio site do Serasa existe uma página que faz as comparações nas melhores operadoras.

Um boa vantagem de simular o empréstimo online é que se pode fazer a comparação das taxa de juros de vários bancos, decidindo pelo que lhe oferecer as melhores taxas e condições.

Utilize o crédito consignado para saldar dívidas e negocie?

Para se livrar de dívidas e voltar ter o nome limpo, é sempre bom antes renegociar as dívidas, conseguindo na maioria das vezes uma redução nos valores, pois vale a pena trocar as dívidas com juros que só aumentam seu saldo negativo, pelo empréstimo consignado.

Utilize o dinheiro do crédito para negativados e quite dívidas maiores, que já não tem capacidade de saldar

E procure sempre fazer uma negociação para quitação do valor à vista, para ser beneficiado por algum tipo de desconto, insista neste ponto, faça uma proposta, fazendo com que a dívida cara de lugar a uma dívida mais barata e pagável.

Vale ressaltar que quem está negativado, além de não ter mais crédito de outros tipos, também acaba tendo outras implicações financeiras e jurídicas. Tenha sempre o cuidado de não deixar vira uma “bola de neve”.

No cartão de crédito, por exemplo, quanto maior o prazo de pagamento maior o Custo Efetivo Total, e quando o saldo entra no crédito rotativo, os juros podem multiplicar a dívida , deixando até cinco vezes maior.

Faça empréstimos consignados com consciência e responsabilidade

Vale lembrar que todo Empréstimo consignado para negativados com desconto em folha. Foto: A Folha Hoje ou não, deve tomado com consciência, principalmente uma dívida parcelada a longo prazo, caso optar pelo crédito consignado para saldar dívidas, e limpar o nome esteja consciente de que fez a melhor escolha.

Importante ficar atento para não cair em ofertas de dinheiro fácil, milagrosas, que geralmente estão a golpes quando não, a juros altos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui