A alta demando por crédito, trouxe à tona uma nova forma de obter empréstimos e crédito em geral, aliados à tecnologia, é crescente a oferta de empréstimos online. Além das facilidades, a boa notícia é que com tudo isso, houve aumento na concorrência. A possibilidade da busca por juros mais competitivos trouxe benefícios, que vão de menores custos até redução da burocracia durante o processo.

Mas qual forma é mais vantajosa ou prática quando se precisa de crédito, ir ao seu banco ou procurar por empresas que ofertam empréstimos na internet? Saiba um pouco sobre o que vem mudando e os cuidados com algumas armadilhas.

Agências bancárias dão lugar a correspondentes bancários e representantes de empresas de empréstimos online


RELACIONADAS



A necessidade de uma infraestrutura, ou a construção de novas agências bancárias, além do alto custo de manutenção, representam uma dificuldade aos bancos e deram espaço a um novo negócio: os correspondentes bancários, que praticamente levaram este serviço das agencias a quase todas as regiões do país.

Elas vêm representando instituições financeiras de grande e médio porte, e agem como intermediadores nas propostas de obtenção de crédito online, não só para bancos, mas também para empresas financeiras.

Quando formaliza um empréstimo presencial em um banco, o valor é proveniente do próprio banco onde você tem conta. Já na maioria dos empréstimos online, oferecidos por representantes ou correspondentes, o dinheiro pode vir do banco ou de várias empresas representadas, abrindo um leque de possibilidades.

Saiba mais informações sobre as taxas de juros dos empréstimos online
Saiba mais informações sobre as taxas de juros dos empréstimos online

Melhores taxas de juros em empréstimos online

Uma das vantagens, é que um correspondente, ou representante de uma financiadora, pode ter várias instituições representadas, buscando na concorrência, uma melhor taxa de juros. Visto que cada uma recebe comissões sobre cada operação de crédito realizada.

Ressalta-se ainda, que no caso dos empréstimos online contratados em correspondentes bancários tendem a ser mais rápidos, além de que, em alguns casos, são mais fáceis de se conseguir do que em bancos normais. Não desconsiderando que o relacionamento do cliente com o banco onde mantém conta, pode ajudar nestes quesitos.

Como funciona o empréstimo pessoal ou financiamento no banco

Quando não se dispõe de limites de crédito pré-aprovados, situação que torna instantânea a obtenção do crédito no seu banco, alguns passos para ‘pegar uma grana’ podem ser um pouco trabalhosos.

Definido o propósito do empréstimo com o seu gerente, começam a serem analisadas as condições de pagamento e situação financeira do tomador diante aos órgão de proteção ao crédito, para honrar o acordo, normalmente são exigidos documentos para a entrada da solicitação de empréstimo. Geralmente é solicitado CPF, comprovantes de renda, comprovantes de residência, entre outros.

Isto feito, o banco irá analisar e definir se aprova ou não a liberação do crédito. São analisadas as condições do cliente de pagar as parcelas e se está negativado ou não, entre outras questões.

Sendo o crédito aprovado, o cliente deve ir ao banco para a assinatura do contrato. Feito isso, o crédito estará na conta em horas ou em alguns dias, dependendo da instituição. Excluídas as situações onde o cliente já tem limites aprovados, devido a movimentação, tempo de conta, entre outros.

Como funciona o empréstimo online

A grande vantagem do empréstimo online é que tudo é feito pela internet, de onde estiver e sem excesso de burocracia. Obtendo todas as informações das taxas de juros cobrados e sobre os parcelamentos.

Além de contar com os correspondentes, qualquer cidadão brasileiro com mais de 18 anos, conta corrente bancária individual, nome limpo e comprovante de residência, consegue fazer todo o processo do empréstimo online, desde solicitação, envio de documentos e aprovação.

Definida a instituição e averiguada a sua legitimidade e segurança, todos os dados e documentos são enviados online para a análise de credito do consumidor.

Se aprovada, o dinheiro fica rapidamente disponível na conta do solicitante. Em algumas instituições isso ocorre em menos de 24 horas.

Os juros pagos e chances de ser aprovado em cada um

O empréstimo online é uma opção que veio para facilitar a maneira de se adquirir crédito. Com tudo feito pela internet com rapidez, facilidade e sem burocracia. Basta pesquisar e acessara alguns sites para ver as diversas opções de empréstimo online.

O crédito pessoal online chama a atenção das pessoas que precisam de dinheiro com urgência e até as que estão negativadas. Visto que as chances de ser aprovado em um crédito pessoal online são maiores. Mas tem que ter cuidado, isso pode ter um preço: alguns sites de empréstimos online cobram juros altíssimos.

Portanto é importante pesquisar as taxas aplicadas por cada instituição e a sua legitimidade. Já que muitos se aproveitam da situação de fragilidade de quem está ‘apertado’.

Nos bancos, apesar da análise de crédito ser mais rigorosa, bons clientes podem conseguir taxas menores. Se a pessoa solicitar crédito no banco em que já tem conta, a instituição, já conhecendo o perfil do cliente, pode oferecer boas condições.

Por fim, as financeiras, no caso de serem solicitado fora dos representantes, por não conhecerem o cliente, podem cobrar juros um pouco maiores do que os bancos. A análise de crédito varia de instituição para instituição, mas como é de praxe, pessoas negativadas podem ter dificuldades para conseguir crédito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui