O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 já tem mais de 660 mil inscritos (120 mil buscam o certificado para o Ensino Fundamental e 540 mil, para o Ensino Médio). Os números são das 10h de 19 de abril, quando se completaram 72 horas de abertura do Sistema de Inscrição.

Brasileiros que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada e querem tentar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio têm até 23h59 deste sexta-feira, 27, de abril para se inscreverem, gratuitamente. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no endereço enccejanacional.inep.gov.br.

Cursos Preparatórios – Encceja Nacional 2018

Encceja 2018 - Aumenta a procura por cursos preparatório. (imagem: divulgação/internet)
Encceja 2018 – Aumenta a procura por cursos preparatório. (imagem: divulgação/internet)

RELACIONADAS



Com o grande número de inscritos para o Encceja Nacional 2018, a procura por cursos preparatórios já movimenta o setor. Bem como auxiliam os candidatos nos conteúdos de todas as áreas do conhecimento que serão abordados nas provas.

O exame, marcado para 5 de agosto, funciona como uma espécie de “provão”. Os candidatos têm a chance de concluir o Ensino Fundamental e Médio. Para conseguir a certificação, é preciso alcançar uma nota mínima, o que exige preparação.

De acordo com Victor Francischelli, diretor do Curso Evidente, um dos principais preparatórios do Encceja do país, com escolas em sete estados.

São pessoas que tiveram que parar de estudar por dificuldades ao longo da vida e agora encontram no exame uma oportunidade de retomar a jornada escolar, planejando, inclusive, ingressar na faculdade”,

As inscrições para o Encceja e poderão ser realizadas até as 23h59 de 27 de abril gratuitamente. As provas estão marcadas para o dia 5 de agosto. O site para informações é o http://enccejanacional.inep.gov br/encceja/

Histórias de participantes

Esse é o caso da Valdirene da Costa, de 40 anos, que parou de estudar na 7ª série do Ensino Fundamental e agora está de volta aos bancos escolares :

“Deixei a escola quando muito nova, por isso, quando decidi fazer o Encceja, fui procurar um curso preparatório. As aulas já começaram e já lembrei de muita coisa que havia esquecido. Estou me sentindo cada vez mais preparada”, conta ela, que pretende conquistar o certificado do Ensino Médio para poder ingressar em uma faculdade.

No ano passado, os alunos que passaram pelo curso preparatório do Curso Evidente tiveram 90% de aprovação no Encceja. Ademais, segundo o coordenador pedagógico Jonas Schubert, um dos motivos que ajudou nesse alto nível de aprovação são as turmas exclusivas para quem vai fazer a prova. “Nossas aulas são voltadas para proporcionar ao aluno o conhecimento necessário de todas as matérias que vão cair na prova. Além disso, a ideia é ajudar o aluno a enfrentar a insegurança de voltar a estudar e conquistar a tão sonhada conclusão”, conta ele.

Muitos participantes não entram em uma sala de aula há muito tempo, por isso, os cursinhos preparatórios auxiliam no processo de “volta à escola” para fazer a preparação.

Por fim, Joel Martins, 48 anos, faz parte deste grupo Ele parou de estudar quando tinha apenas 10 anos de idade e, em 2017. Entrou no Curso Evidente para se preparar para o Exame do ano passado.

“Eu senti que teria que terminar o Ensino Médio para conseguir um cargo melhor dentro da empresa em que trabalho Conheci o curso preparatório do Evidente e quando voltei para a sala de aula foi tudo muito diferente, mudou muito desde a época em que eu estudava. Depois da preparação, me senti confiante para fazer a prova e passei”,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui