Terminar os estudos é o sonho de muitos brasileiros, pensando em todos que querem garantir boas notas em 2018, selecionamos informações sobre a prova e a redação para o Encceja 2018. Todos os candidatos que conquistarem boas botas irão garantir o certificado de Ensino Fundamental e Médio.

Prova do Encceja 2018

O Exame Nacional surge com a intenção de avaliar pessoas que não puderam por algum motivo terminar os seus estudos na idade apropriada. O Encceja é gratuito e voluntário, ou seja, não é uma prova obrigatória – apenas os interessados em garantir a certificação de Ensino Fundamental ou Médio devem fazer as provas.

Encceja 2018 - Dicas de como fazer uma ótima redação. (imagem: divulgação/internet)
Encceja 2018 – Dicas de como fazer uma ótima redação. (imagem: divulgação/internet)

RELACIONADAS



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela elaboração e distribuição das provas do Encceja (assim como sua aplicação e correção em todo o país). No ano de 2017, a instituição teve bastante movimentação já que o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deixou de ser a certificação de ensino médio e o Encceja assumiu esse papel.

Redação do Encceja 2018

A Redação do Encceja 2018 deverá ter um formato muito parecido com a de outros anos. As notas variam em uma escala entre 0 e 10 – e é necessário atingir a nota 5 para passar nessa etapa da prova.

Os temas da redação do Encceja 2018 não devem ser tão difíceis assim para quem está atualizado no que acontece pelo mundo e pelo Brasil. O Exame cobra uma redação dissertativa-argumentativa com limite, geralmente, entre 25 (no mínimo) e 30 linhas (no máximo.

É difícil apontar qual exatamente será o tema da redação Encceja, mas é possível arriscar algumas possibilidades: temas polêmicos como o sistema político brasileiro, o atual presidente dos Estados Unidos e outros nem sempre são escolhidos.

Outros temas mais gerais podem ser pensados: água, poluição, energia, sustentabilidade, discussão de gênero, meio ambiente, preconceitos, violência urbana, liberdade de expressão e outros.

Dicas para organizar a do Encceja 2018

Tente organizar os parágrafos em três: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. NUNCA ultrapassar o limite de linhas (isso irá fazer com que sua nota seja menor).

Sempre fique atento ao português correto e NÃO use gírias. Um texto claro e sem exageros pode ser um ótimo caminho, portanto, sempre escolha a opção mais simples. Evite usar informações que você não tem certeza.

Seguindo essas dicas você poderá garantir uma ótima nota no Encceja e terminar o ano com um diploma de ensino fundamental ou médio nas mãos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui