ENCCEJA 2020: Calendário Edital do INEP!
Se você pretende concluir o ensino fundamental e médio através do ENCCEJA fique atento quanto ao prazo de inscrições.
Por: Camila Souza / 04 de Abril de 2020 às 20:41:46

[spns_amp_optin subscribe='Assistir Notícias Ao Vivo' unsubscribe='Remover inscrição']

A sigla Encceja significa: exame nacional para certificação de competências entre jovens e Adultos, em outras palavras, é um exame para certificação do ensino fundamental e médio. Inicialmente elaborada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Órgão interno do Ministério da Educação e Cultura.

Até o ano de 2016, ainda era possível obter o certificado de conclusão do ensino médio através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), desde que o aluno seja mediano e não tire 0 a redação, mas atualmente o ENEM é apenas o exame para egresso nas universidades brasileiras, além de programas de bolsas como PROUNI, entre outras oportunidades.

Segundo IBGE, 4 a cada 10 pessoas não concluíram os estudos fundamental e médio, o Encceja vem para solucionar isso aos que por algum motivo não puderam receber o seu diploma, mas desejam. O exame é aplicado em método tradicional e os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que ocorre geralmente no final de maio anualmente.

Como Funciona O Encceja?
ENCCEJA 2020 – Fique Atento. Edital Prestes A Ser Divulgado Pelo INEP! Fonte A Folha Hoje

As inscrições e todas as outras informações são através do site oficial do Encceja, é um programa com o objetivo de proporcionar aos indivíduos que por algum motivo foram vítimas da evasão escolar, mas que consegue ler, escrever, compreender e tem o sonho de concluir os estudos futuramente fazer uma graduação ou o que preferir para melhorar a tua vida.

Mesmo sendo um exame ainda não muito conhecido, como o ENEM, o Encceja é válido ao mesmo modo que o certificado tradicional, adquirido pelos estudos diariamente em escolas públicas ou privadas, para adquiri-lo é necessário apenas que atinja a nota mínima exigida para redação é 5 e para as demais áreas do conhecimento 100 pontos de acordo com o TRI.



Aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, recomenda-se que faça o exame como garantia, em caso de aprovação na universidade. Já que em alguns casos, o ano-letivo nas escolas públicas não conclua ao mesmo período de matrículas na universidade e o aluno acabe perdendo a vaga por não ter o certificado de conclusão do ensino médio em mãos.

Para o certificado do ensino fundamental, é necessário ter idade superior a 15 anos, já para quem deseja concluir o ensino médio é necessário apresentar 18 anos. O Encceja pode ser feito por qualquer brasileiro, seja as pessoas privadas de liberdade – PPL, idosos, pessoas com necessidades especiais ou que não reside no Brasil.

O Que Devo Estudar E Como Me Inscrever?

ENCCEJA 2020 – Fique Atento. Edital Prestes A Ser Divulgado Pelo INEP! Fonte: instagram Inep_oficial

Os assuntos cobrados pela banca corretora do Encceja são em resumo os assuntos cobrados no ensino regular, pelo método tradicional nas escolas brasileiras, o que irá mudar é o modo de pontuação para cada questão. Inclusive o Encceja disponibiliza pelo site oficial o edital com resumo dos assuntos exigidos para que o aluno possa preparar-se.

As áreas do conhecimento exigidas são: Matemática, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. Assim como no ENEM, o TRI (Teoria de respostas e itens) varia ao nível da questão, ou seja, a nota é atribuída de acordo com questões fáceis, médias e difíceis e não por igual em todas as questões.

O exame é gratuito, independente da sua renda, não precisa ficar preocupado com isso, é necessário apenas o número do Registro Geral (RG), CPF e um e-mail para cadastro no ato da inscrição, ela é efetuada através do site oficial do Encceja Nacional, membro externo ao INEP (Instituto Nacional de estudos e Pesquisas).

A respeito do certificado, é necessário apenas seus documentos básicos, RG, CPF e comprovante de residência, de acordo com requerimento publicado pelo estado que você reside e fez a avaliação, no ato da inscrição você escolhe o local a retirar o certificado e assim aguarda a publicação oficial do local escolhido sobre o período que você deverá comparecer.

Como se inscrever no Encceja passo a passo.

Postado por: Camila Souza
Mae de um Príncipe, amante da vida e redatora de cartões de crédito para o site A Folha Hoje.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo