Segundo balanço parcial divulgado na tarde desta quarta-feira, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) A edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018) recebeu 542 mil inscrições em 48 horas.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é indicado para quem não concluiu os estudos no tempo regular. Até 2016, o Enem podia ser usado para obter o diploma do ensino médio ou fundamental. Foram 991.268 inscritos no último ano em que o Enem serviu para esse propósito. Em 2017, 1,5 milhão de pessoas no Brasil e no exterior se inscreveram no Encceja 2018.

Encceja Nacional - Em menos de 48h já tem mais de meio milhão de inscritos. (imagem: divulgação/internet)
Encceja Nacional – Em menos de 48h já tem mais de meio milhão de inscritos. (imagem: divulgação/internet)

Novas regras para Inscrições no Encceja Nacional


RELACIONADAS



A grande novidade do Encceja 2018 está relacionada à necessidade de justificar ausência. Gratuito, o exame teve uma taxa de ausência de 60% em 2017. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, o participante que não comparecer à aplicação das provas as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep.

O custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se tiver interesse em fazer o exame novamente.

Inscrição Encceja Nacional

O Sistema de Inscrição pode ser acessado pelo endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para Atendimento por Nome Social.

Quem pode fazer a Inscrições para o Encceja 2018?

Jovens e adultos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no dia da realização das provas; não ter concluído ainda o Ensino Médio. O único pré-requisito para buscar o seu certificado de nível médio é ter 18 anos ou mais. Ou seja, os interessados podem finalizar as duas etapas em apenas uma prova: Encceja Ensino Médio.

No caso de dúvidas: Passo a Passo de como fazer a inscrição do Encceja 2018.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui