Primeiro dia de realização das provas do ENEM 2019: hoje os vestibulandos enfrentam as 90 questões que englobam Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS

ENEM 2019: Primeiro dia de avaliações e tema da redação. (Imagem: A Folha Hoje/Inepe)
ENEM 2019: Primeiro dia de avaliações e tema da redação. (Imagem: A Folha Hoje/Inepe)

RELACIONADAS



As provas que tiveram inicio às 13 horas e 30 minutos, estão sendo realizadas por todo o país, e segundo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, ocorre tudo bem até agora.

Embora tenha havido uma postagem antecipada do Ministério da Educação, que dizia que os os portões estavam abertos às 11 horas, quando os portões se abririam às 12 horas.

O erro se deu devido ao adiantamento automático dos relógios de celulares em detrimento do horário de verão, que foi extinguido esse ano, o mesmo problema já havia acontecido no final de outubro desse ano, quando os celulares ajustaram seus horários deixando muitos usuários confusos.

Os portões se fecharam às 13 horas e a prova durará 5 horas e 30 minutos, meia hora a mais do que no segundo dia de provas, para que os candidatos escrevam a redação, que esse ano teve como tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”, um tema interessante no ano em que o Cinema Nacional sofreu tantos cortes e censuras.

VEJA TAMBÉM:

+Skank anuncia separação da banda e turnê de despedida

A redação constitui uma nota para ser calculada junto as outras 4 notas das provas de Português, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas, e o candidato deve tomar o cuidado de não zerar sua redação.

Entre outros tópicos a redação poderá ser zerada se o candidato fugir ao tema, descrever menos de sete linhas, escrever texto predominante ou integralmente em língua estrangeira, folha de redação em branco, mesmo que a redação esteja na folha de rascunho.

Esse é o primeiro ENEM que será realizado no governo de Jair Bolsonaro, e o presidente e o Ministro da Educação garantiram que a avaliação não terá foco em questões ideológicas.

Próximo domingo, 10 de novembro, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os gabaritos oficiais serão disponibilizados dia 13 do mesmo mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui