Nesta quarta-feira (10), Abraham Weintraub, o Ministro da Educação, por meio de redes sociais, afirmou que, entre os dias 20 e 30 de junho, o MEC realizará abertura de enquete com os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, visando definir a nova data da avaliação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, órgão responsável pelo exame, confirmou a informação. De acordo com Weintraub e o Inep, os estudantes terão a possibilidade de escolher entre três datas disponibilizadas. Duas delas são para 2021, indicando a possibilidade de que a prova seja realizada apenas no próximo ano.


RELACIONADAS



Segundo o INEP, entre os dias 20 e 30 de junho, os estudantes inscritos no exame deverão acessar a Página do Participante portando CPF e Senha de acesso utilizadas no cadastro do Portal, para fazer a indicação de umas das datas.

“A iniciativa é importante para dar oportunidade aos interessados de sugerirem o melhor período para a realização das provas e garantir transparência”, afirmou em nota, o Inep.

Entenda o adiamento do ENEM 2020

ENEM 2020: Enquete sobre datas será entre 20 e 30 de Junho
ENEM 2020: Enquete sobre datas será entre 20 e 30 de Junho – Foto: Agência Brasil

De acordo com a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP e do Ministério da Educação-MEC, o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM 2020 foi adiado. Num período “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.

Entretanto, o novo posicionamento dos órgãos aconteceu após o governo ter enfrentado questionamentos judiciais, os quais cobravam o adiamento da prova. Em decorrência dos efeitos da pandemia ocasionada pelo coronavírus, que foi responsável pela suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino.

Além disso, na terça-feira (19), a discussão sobre o adiamento do exame chegou ao Congresso. Com isso, o Senado aprovou projeto responsável pelo adiamento do ENEM, o qual teve o texto seguido para análise na Câmara dos Deputados.

Contudo, no mês de abril, o INEP divulgou o adiamento apenas da versão digital da prova. Que estava prevista para ser realizada nos dias 11 e 18 de outubro, e passou para 22 e 29 de novembro. Já a versão impressa, foi mantida com previsão para os dias 1 e 8 de novembro. No entanto, as novas datas das duas versões do exame ainda não foram divulgadas.

ENEM 2020: Enquete sobre datas será entre 20 e 30 de Junho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui