O cronograma oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) para o ano de 2020 foi divulgado nessa terça-feira (31), com datas previstas para o começo de novembro. Todavia, a novidade está na opção de escolher provas impressas ou digital.

Portanto, em uma medida inovadora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que a medida é um projeto a longo prazo, para que seja consolidado até 2026.


RELACIONADAS



Então, A Folha Hoje ressalta que a data para as provas impressas será no dia 1º e 8 de novembro. Entretanto, para a versão digital, as datas ficam em 11 e 18 de outubro. A opção pelo modo de realização da prova será escolhida pelo candidato no período de inscrição.

Inscrições para o Enem 2020 serão realizadas em maio

Enem 2020 terá uma versão digital e uma impressa presencial - foto: diariodigital.com.br
Enem 2020 terá uma versão digital e uma impressa presencial – foto: diariodigital.com.br

Sendo assim, tanto para a versão digital quanto para a versão impressa, as inscrições para o Enem 2020 começarão no dia 11 de maio, terminando no dia 22 do mesmo mês. Então, para escolher qual das versões, o candidato o fará durante a inscrição. Porém, uma vez escolhida uma das opções, não poderá fazer alterações.

Dessa maneira, ambas as formas manterão os mesmos padrões, sendo quatro provas objetivas com 45 questões cada uma e uma redação em língua portuguesa. Ainda havendo a escolha para língua estrangeira (espanhol ou inglês), também durante a inscrição.

Com relação a taxa de inscrição, o valor será mantido o mesmo do ano passado (2019), portanto, custará oitenta e cinco reais. Valor que deverá ser pago até o dia 28 de maio de 2020. E para quem deseja solicitar a isenção da taxa, deve conferir os tópicos requeridos e as datas, basta acessar aqui os requisitos.

O que vai mudar para o Enem 2020?

No que diz respeito as inscrições, o Enem 2020 exigirá uma foto atualizada do participando, visto que, a mesma será usada para fins de identificação do candidato no momento da prova.

Além disso, há a possibilidade de escolher por realizar o exame de forma digital. Sendo esta uma nova medida implementada pelo Inep, que visa uma modificação geral para o modelo online.

Portanto, o Enem 2020 será o primeiro com essa nova medida, portanto, será uma fase piloto, não estando disponível para treineiros e não terá atendimento especializado. Sendo assim, as provas na versão digital estarão disponíveis para os 100 mil primeiros inscritos, que optarem por realizar o exame nessas condições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui