ENEM 2018 – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram nesta segunda-feira (7). Em pouco mais de uma hora após a abertura do sistema, 192 mil pessoas já se inscreveram para participar das provas.

Os candidatos terão até as 23h59 do dia 18 de maio para se inscrever pela Página do Participante, no site do Inep (órgão federal responsável pela seleção). A expectativa do Ministério da Educação é que 7,5 milhões de pessoas se inscrevam para o exame neste ano.


RELACIONADAS



Confira essa e outras notícias em A Folha Hoje!

Enem - INEP registra 192 mil inscritos em 2 horas; inscrições seguem até 18 de maio.
Enem – INEP registra 192 mil inscritos em 2 horas; inscrições seguem até 18 de maio.
  • Como fazer a inscrição no Enem 2018? O que precisa? Confira aqui.

O formato de inscrições, no entanto, apresenta algumas mudanças. Neste ano, participantes que se enquadram nas regras de gratuidade tiveram até o dia 15 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Já o período de recursos foi até 29 de abril.

Ao todo, 3,3 milhões de pessoas que solicitaram o direito de não pagar para fazer as provas tiveram o pedido aprovado, segundo balanço divulgado pela pasta.

Outras 457 mil tiveram o pedido de isenção negado por ausência de documentos comprobatórios –caso daqueles que solicitaram a gratuidade no último ano, mas faltaram às provas e não apresentaram justificativas.

É a primeira vez que o Inep antecipa os pedidos de isenção e exige justificativa de ausência para os participantes isentos que faltaram aos dois dias de prova no último ano.

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a medida ocorre para evitar desperdícios —o governo estima um prejuízo de até R$ 962 milhões nos últimos anos devido à ausência de participantes.

Inscrições e taxa Enem 2018

O período de inscrições para o Enem começa na próxima segunda-feira (7) e termina no dia 18 de maio. A taxa para participar das provas do Enem é de R$ 82, e o pagamento pode ser feito até 23 de maio. De acordo com o Ministério da Educação, “o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no último dia 15 de abril”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui