Conmebol Multa Olimpia Após Caso Racismo Contra Jogadores Do Flamengo

Clube paraguaio terá de pagar 30 mil dólares por racismo ocorrido em jogo em Assunção, e mais 20 mil dólares por outras infrações na partida

Por: Anderson Gomes -
14/09/2021 às 20:03 - atualizado em 14/09/2021 às 20:04

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Nesta terça-feira (14) a Conmebol multou o Olimpia, do Paraguai, em U$ 30 mil (aproximadamente R$ 157 mil) após seus torcedores praticarem injúria racial contra os jogadores do Flamengo, durante o jogo de ida das quartas de final da Libertadores.

Além da pena sobre o racismo, o Olimpia também terá que pagar mais 20 mil dólares (cerca de R$ 105 mil) por outras infrações ocorridas na partida, como a utilização de fogos de artifício.

Na ocasião, Gabigol e Gabriel Batista foram os principais alvos da torcida rival. Jogadores como Matheuzinho e Rodinei rebateram os paraguaios e o Fla relatou o caso ao delegado do jogo.

Há registros em vídeo de gritos de “filho da p*” e “macaco” vindos da arquibancada. veja o vídeo abaixo.

Na volta do intervalo, o técnico Renato Gaúcho fez reclamação com o delegado da partida e com o quarto árbitro.

– Infelizmente tem acontecido no mundo isso, injúria racial. Cobrei muito do quarto árbitro, do delegado do jogo. Isso choca, isso entristece É importante cobrar isso para que as autoridades possam tomar as previdências – disse Renato na ocasião.

“O Juiz Único da Comissão Disciplinar da CONMEBOL, RESOLVE:

1º. IMPOR ao CLUB OLIMPIA uma multa de USD 30.000 (TRINTA MIL DÓLARES AMERICANOS) pela infração aos artigos 9 e 17.2 do Código Disciplinar da CONMEBOL. O valor desta multa será debitado automaticamente da quantia que o CLUB OLIMPIA receberá da CONMEBOL por direitos Televisivos ou de Patrocínio.

Flamengo na Libertadores
elenco do Flamengo sofre racismo na Libertadores (imagem: divulgação)

2º. IMPOR ao CLUB OLIMPIA uma multa de USD 20.000 (VINTE MIL DÓLARES AMERICANOS) pela infração aos artigos 3, 15 incisos m) e o), e Artigo 18 incisos e) e q) do Regulamento de Segurança da CONMEBOL e aos artigos 9; 10.2 inciso c); 12.1 e 12.2 inciso h) do Código Disciplinar da CONMEBOL. O valor desta multa será debitado automaticamente da quantia que o CLUB OLIMPIA receberá da CONMEBOL por direitos Televisivos ou de Patrocínio.

3º. ADVERTIR expressamente ao CLUB OLIMPIA que, em caso de reiteração de qualquer infração à disciplina esportiva de igual ou similar natureza que ocasionou o presente procedimento, será aplicado o disposto no Art. 31 do Código Disciplinar da CONMEBOL e as consequências que do mesmo possam advir.

4º. NOTIFICAR ao CLUB OLIMPIA.

Contra esta decisão cabe recurso ante a Comissão de Apelações da CONMEBOL no prazo de 7 (sete) dias corridos desde o dia seguinte após a notificação dos fundamentos desta decisão conforme o Artigo 67.2 do Código Disciplinar da CONMEBOL. O recurso deverá ser cumprido com as formalidades exigidas no artigo 67.4 e seguintes do Regulamento Disciplinar da CONMEBOL. Em conformidade com o Art. 67.5 do Regulamento Disciplinar da CONMEBOL, a cota de apelação de USD. 3.000 (TRÊS MIL DÓLARES AMERICANOS) deverá ser paga mediante transferência bancária.”

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News