Inicio » Cartão » Copa América acontecerá no Brasil mesmo em meio à pandemia da Covid-19

Copa América acontecerá no Brasil mesmo em meio à pandemia da Covid-19

Apesar dos alarmantes números do novo coronavírus na América do Sul, o torneio será disputado no Brasil neste ano; saiba mais

Copa América ganhou a sua sede nesta segunda-feira (31), e ela acontecerá no Brasil. A Conmebol foi a responsável por anunciar o local do evento, que estava em mistério, depois que a Argentina e a Colômbia desistiram de hospedar o campeonato. Assim, a Copa está programada para acontecer entre os dias 13 de junho e 10 de julho.

“A Conmebol Copa América 2021 será jogada no Brasil! As datas de início e término do torneio estão confirmadas. Os locais e os jogos serão informados nas próximas horas. O torneio de seleções mais antigo do mundo fará vibrar todo o continente!”, comunicaram nas redes sociais.

Assim, a ideia é que a organização revele as cidades e estádios em que a Copa América acontece ainda hoje. É a 6ª vez que o país recebe o torneio. No entanto, em meio à pandemia da Covid-19, o Brasil ostenta números brutais, com diversos picos de casos e mortes por todos os cantos do país.

Apesar do alto número de casos de Covid-19 no Brasil, Copa América acontecerá no país em maio à pandemia (Foto: Reprodução/Pexels)

Inclusive, o Brasil nem era visto com uma possibilidade. Mas, em reunião de emergência, o cancelamento do campeonato saiu de pauta e o país entrou como solução para lançamento da copa. Ainda assim, as partidas devem acontecer com portões fechados ao público.

Enquanto a Colômbio foi desconsiderada por causa dos protestos que acontecem meio à reforma previdenciária do país, a Argentina recusou qualquer possibilidade de sediar o torneio por conta da emergência sanitária do novo coronavírus. Hoje, o país está em um período de nove dias de quarentena total, registrando média diária de 30 mil novas infecções e cerca de 500 mortes.

A Copa América versus os números da Covid-19

Apesar da realização do evento, a América do Sul ainda é a região com mais mortes proporcionais por Covid-19 no mundo. Abaixo, confira uma estimativa – por continentes – de mortes pelo novo coronavírus nos últimos 7 dias (média diária proporcional à população):

  • América do Sul: 7,79;
  • Europa: 1,86;
  • América do Norte: 1,80;
  • Ásia: 1,06;
  • África: 0,20;
  • Oceania: 0,03.

Além disso, Paraguai e Uruguai seguem como os dois países com mais novos óbitos por Covid-19 do mundo nos últimos 7 dias. Enquanto isso, a Argentina fica em quarto lugar. Por fim, segundo dados do “Our World in Data”, Colômbia, Chile e Brasil também estão entre os países com as maiores médias de novas mortes e de novos infectados por Covid-19 do mundo.

Relacionados