Em meio a indignação pela Morte de George Floyd ocorrendo em grande parte do mundo, os protestos antirracistas se espalharam rapidamente. Neste último domingo (7) as ruas de Londres foram tomadas pelos manifestantes que derrubaram a estátua de um traficante de escravos.

A homenagem foi feita a Edward Colston, no final do século XIX, que viveu entre 1636 a 1721 na cidade de Bristol ao Sul da Inglaterra. A estimativa é que ele traficou em torno de 84 mil mulheres, homens e crianças que fizeram parte do seu comércio de escravos.


RELACIONADAS



Além disso, muito foi questionado anteriormente o porquê da estátua estava ali. Em protesto os manifestantes derrubaram e rolaram a estátua pela cidade de Bristol até chegarem em uma ponte sobre o rio da cidade onde foi jogado.

Loading...

Foram várias petições para que fosse retirada a estátua da praça de Bristol, em sua última foi petição tiveram mais de 10 mil assinaturas, mostrando assim a insatisfação dos ingleses pela desigualdade. Por fim, vale lembrar que o Reino Unido teve uma participação no tráfico de escravos e que ficou marcado na história. Para essa e outras notícias acesse A Folha Hoje!

Estátua de comerciante de escravos é derrubada na Inglaterra em meio a protestos! (Canal: Buzz news)

Estátua era vista como ‘afronta’ pelas autoridades!

O prefeito da cidade de Bristol afirmou que era uma afronta o que os manifestantes fizeram já que são danos criminais. Na entrevista a rede britânica Sky News o prefeito afirmou:

“Mas não posso negar, como filho de um migrante jamaicano que a presença da estátua de um comerciante de escravos no meio da cidade era uma afronta pessoal para mim e pessoas como eu”.

Ele ainda acrescentou que a estátua faz parte da história da cidade e que poderá ser recuperada e colocada no museu local.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui