O estresse trata-se de uma reação adaptativa que permitiu a nossa sobrevivência ao longo dos tempos. Quando o estresse aparece de forma muito frequente, intensa ou duradoura, pode produzir um desgaste nos recursos, que conduz ao aparecimento de problemas diversos. Com a nossa rotina corrida, fica impossível evitar o estresse, contudo, pode-se gerenciar este problema de modo que ele não interfira de maneira negativa na vida pessoal de cada um.

Conheça as maneiras de gerenciar o estresse

Estresse Saiba suas causas e como gerenciá-lo (Imagem Canva)
Estresse Saiba suas causas e como gerenciá-lo (Imagem Canva)

Elimine fatores estressantes; o gerenciamento começa com a identificação das fontes de estresse em sua vida. Verifique o que pode ser eliminado completamente, o que é possível minimizar e o que pode ser feito para evitar. Na medida do possível, afaste-se de tudo que que causa estresse. Tenha uma alimentação balanceada, pois, alimentos industrializados e refinados é um fator relevante para o agravamento da doença. Evite bebidas alcoólicas, uso de cigarros e drogas.

Pratique exercícios físicos


RELACIONADAS



Durante a prática de exercício físico, o organismo produz uma substância natural, a endorfina, que ajuda a aliviar a ansiedade e mal estar, Procure praticar esportes, nadar, andar de bicicleta, tudo isso ajudará a te manter bem. Encontre o que melhor lhe proporcione momentos de descanso para sua mente, meditação e yoga são boas alternativas para ajuda-lo a relaxar e descansar a mente e se livrar do estresse.

Tenha uma boa noite de sono

Noites mal dormidas provocam fadiga e irritação, aumentando nível do estresse durante o dia, o que torna a relação entre o sono e essa doença é um círculo vicioso. Utilize suplementos e/ou adaptógenos amenizam os problemas causados pela doença, e ainda melhoram a cognição, a memória e dão tranquilidade emocional, porém só faça o uso do medicamento sob orientação médica. É importante ressaltar que muitas plantas apresentam propriedades medicinais e tranquilizantes, como o chá de camomila.

Procure ajuda profissional

Há diversos métodos que podem te ajudar a tratar o problema, alguns baseados ate mesmo na TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). Um profissional na área (psicólogo e/ou psiquiatra) pode diagnosticar as causas do seu estresse e indicar a melhor forma de tratamento, acompanhando de perto a sua evolução. Não deixe a sua saúde mental em segundo plano, ela é um dos principais pilares que sustentam um estilo vida equilibrada e mais saudável.

Confira também: Depressão e envelhecimento: Saiba a melhor forma de tratamento

Confira algumas dicas com a psiquiatra. (Canal: YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui