Estudo comprova que morar perto da água melhora a saúde mental

O mar transmite uma sensação de agradabilidade. É bem provável que você já tenha se sentido mais aliviado passeando na praia, escutando o som suave das ondas quebrando logo ali. Alguns falam que depois de se mudarem para o interior, sua saúde melhorou.

1 Anna Omelchenko Shutterstock, morar perto da água melhora a saúde mental
Anna Omelchenko Shutterstock (imagem: reprodução/internet)

Essa sensação de bem-estar tem uma explicação apoiada pela ciência. Um relatório publicado pelo site Health & Place comprova esse conceito. Os dados apresentados nesse relatório mostram que morar perto da água, seja na praia ou no interior, faz muito bem para a saúde.

A intenção dos autores do estudo era confirmar se morar em regiões litorâneas realmente realmente contribui para uma saúde melhor. A cidade de Wellington, na Nova Zelândia, com quase meio milhão de habitantes, foi usada como base para o estudo.

Avesun Shutterstock, morar perto da água melhora a saúde mental
Avesun Shutterstock (imagem: reprodução internet)

Morar perto da água melhora a saúde mental: Como o estudo foi conduzido?

Num primeiro momento, os estudiosos compararam informações sobre a saúde de pessoas que moram na parte urbana da cidade com os dados sobre a saúde de quem mora em áreas florestais, parques e praias.

Após isso, esses dados foram alinhados com um estudo similar feito em 2012, que questionava sobre a saúde, o estilo de vida e outros fatores dos cidadãos de Wellington. Qual foi o resultado do estudo?

morar perto da água melhora a saúde mental - Destinations In New Zealand Shutterstock
Destinations In New Zealand Shutterstock (imagem: reprodução Internet)

Amber L. Pearson, um dos autores do relatório, fez o seguinte comunicado à imprensa:

‘Morar mais longe da água está intimamente associado a níveis mais elevados de estresse. No entanto, não encontramos tanto estresse entre os que moram mais perto da natureza e da água.’

Pearson acrescentou: ‘Antes de planejar uma mudança para morar na praia, lembre-se de que morar no interior pode ter os mesmos benefícios.’

Os estudiosos comprovaram por meio dos relatórios apresentados que quando decidimos morar mais perto da natureza, longe de centros urbanos criados pelo homem, nossa saúde tende a permanecer em melhores condições.

O que você acha? Já morou na praia ou no interior? Como se sentiu? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe ele com seus amigos que estão pensando em fazer o mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here