10 de Novembro de 2019, atualizado ás 17:11

Evo Morales anuncia novas eleições presidenciais na Bolívia



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

Evo Morales anunciou, na manhã desse domingo (10), que convocará novas eleições presidenciais na Bolívia, seu governo que se estende desde 2006 vem enfrentando uma série de protestos que envolveu uma rebelião dos policiai.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS
Evo Morales anuncia novas eleições presidenciais na Bolívia. (Imagem: Isto É)

A crise começou quando nas eleições de 20 de outubro o atual presidente Evo Morales venceu por 47,07% dos votos contra 36,51% de seu adversário Carlos Mesa. Acontece que houve uma indeterminação entre os dois métodos de contagem que é realizado na Bolívia, o método mais rápido e preliminar divergiu com os dados do método mais lento e definitivo, sendo a apuração mais rápida, que indicava um segundo turno, suspensa dando vitória em primeiro turno a Morales, com 10% de diferença nos votos.

Após os resultados a oposição começou a sair às ruas em protestos e contestou o resultado das eleições, em 30 de outubro a Bolívia junto com a Organização dos Estados Americanos – OEA concordaram em fazer uma auditoria.

Em comunicado a OEA disse não poder validar o resultado da presente eleição e recomendou um novo processo eleitoral, com novas autoridades eleitorais para poder haver confiabilidade nos resultados.

VEJA TAMBÉM:

+Lula deixa prisão após cumprir 1 ano e 7 meses de pena
+Protestos são planejados em 137 cidades contra a decisão do STF

Os protestos, na Bolívia, culminaram no enfrentamento de grupos à favor e contra o governo e na ultima sexta-feira (8) e sábado (09) a policia resolveu não intervir nos protestos em um motim contra o governo.

Casas de governadores de Oruro e em Chuquisaca foram incendiadas além da casa da própria irmã do atual presidente.

Ainda não há previsão de data para as novas eleições, e Evo Morales negou que iria renunciar, afirmando que quem fala sobre sua renúncia está articulando um golpe de estado, e que irá cumprir suas responsabilidades cívicas até janeiro de 2020.




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários