10 de Fevereiro de 2020, atualizado ás 10:02

Exercício físico em jejum faz emagrecer e queimar gordura

Por: | Saúde


Praticar exercício físico em jejum é um dilema do mundo nutricional, mas estudos recentes confirmam que pode ajudar a emagrecer.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE

Cientistas ingleses da área de saúde, pesquisaram os benefícios e efeitos da prática de atividade física em jejum e descobriram que é um forte potencializador da queima de gordura e redutor do açúcar no sangue.

Publicado na The Journal Of Clinical Endrocrinology & Metabolism, o estudo teve como objetivo avaliar a queima de gordura, em pessoas que praticavam atividade física em jejum.

Exercício físico em jejum faz emagrecer e queimar gordura
(revistamarieclaire.globo.com)

Foram avaliados homens, da região de Bath, Inglaterra, com sobrepeso, ou obesidade, sedentários, durante seis semanas. Separados em dois grupos: os que praticavam atividade física antes do desjejum, e outro após.

O resultado mostrou que os praticantes de atividade física em jejum conseguiram uma queima de gordura duas vezes maior e níveis mais baixos de insulina, que àqueles que comiam o café-da-manhã.

Para a médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, Dra. Marcella Garcez, esse hábito continua sendo controverso, pois algumas pessoas conseguem emagrecer e aumentar a queima de gordura ao se exercitar em jejum, mas outras sentem sintomas de hipoglicemia e não conseguem desempenho.

As maiores conclusões deste estudo são que o horário das refeições em relação ao exercício pode ter um impacto profundo nas respostas ao exercício. Para pessoas que procuram maximizar os benefícios de saúde do exercício, realizar algumas sessões em jejum noturno, provavelmente, trará mais benefícios do que realizar todas as sessões após o café da manhã“, destaca a nutróloga.

VEJA TAMBÉM:

+Suco detox de melancia para emagrecer antes do carnaval

+Maçã é a fruta ideal para emagrecer rápido e queimar gordura

Por ser um estudo restritivo e que tiveram alguns pontos a serem respondidos, a Dra. Marcella, acredita que se deve continuar as pesquisas. Dessa vez, incluindo mulheres, com intuito de verificar se os benefícios serão os mesmos.

Mas podemos dizer que o jejum durante o exercício físico ajuda a emagrecer.

Apesar da descoberta, a nutróloga acrescenta que qualquer prática de atividade física sem acompanhamento médico, e sem exames prévios, é perigoso.

A prática de exercícios físicos sem acompanhamento médico e realização de exames prévios não é recomendada, principalmente em jejum. Consulte-se com um especialista; ele esclarecerá suas dúvidas e indicará qual o método mais recomendável de acordo com suas necessidades“, finaliza.

Siga A Folha Hoje nas Redes Sociais:

Instagram: @afolhahoje;

Página do facebook: A Folha Hoje;

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Saúde




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

4 Comentários

  1. E você, que tal saber o SEGREDO DAS FAMOSAS para manter o corpo em forma?
    Conheça os benefícios do Chá 17 Ervas

  2. Esse artigo é fora de série para quem quer emagrecer!

  3. isaque disse:

    Olá a folha de hj, conteúdo ótimo
    Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres, Para Perder de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias