Fantástico deste domingo mostra matéria sobre monitoramento de celular roubado

Matéria do Fantástico deste domingo mostra como é possível fazer o monitoramento de um celular roubado usando a própria câmera do  celular e o sistema de rastreamento do aparelho, para localizar e chegar até os ladrões. A equipe de reportagem da Globo mostrou a atuação de quadrilhas especializadas no roubo de celulares e rastreou aparelhos furtados.

Fantástico deste domingo, monitora o destino de celulares roubados

Na região central de Porto Alegre, o repórter da Globo, Giovani Grizotti, revelou uma situação constrangedora, o rastreamento de um celular furtado no centro da capital gaucha. O aparelho, usado como ‘isca’, foi roubado por um servidor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre com a ajuda de uma comparsa, uma funcionária terceirizada que trabalhava na sede operacional do governo do Rio Grande do Sul.

Com imagens registradas do alto de um edifício e o uso de câmeras escondidas, instaladas na mochila da suposta vítima, foram captados os momentos em que o casal se aproximaram do repórter disfarçado, para furtar o celular.

Aplicativo usado para rastrear celular roubado

A tecnologia, usada para encontrar e revelar os criminosos, ladrões de celulares no Brasil não é nova, um holandês já havia feito um vídeo, depois de ter seu iPhone roubado. Anthony van der Meer, resolver armar uma armadilha, usando um outro celular como ‘isca’, ele conseguiu gravar boa parte da vida do ladrão de celulares.

Para poder gravar o vídeo, que resultou num documentário, o holandês fez algumas modificações num celular HTC Android, e com o uso do app ‘Cerberus’, ele era capaz de controlar o aparelho remotamente, porém somente quando ele se conectava com a internet.

Matéria do Fantástico deste domingo, usa a tecnologia para gravar imagens dos ladrões

Matéria do Fantástico rastreia ladra de celulares em Porto Alegre. Captura/Globo
Matéria do Fantástico rastreia ladra de celulares em Porto Alegre. Captura/Globo

Com o uso aplicativo foi possível fotografar e localizar duas pessoas, as fotos foram captadas da reportagem da Globo no Fantastico.

Matéria do Fantástico rastreia ladrão de celulares em Porto Alegre. Captura/Globo
Matéria do Fantástico rastreia ladrão de celulares em Porto Alegre. Captura/Globo

A direção de reportagem do programa ‘Fantástico da Globo’, deste domingo, ainda não revelou a tecnologia usada para flagrar os bandidos, ladrões de celulares, mas acredita-se, que seja alguma similar a usada por Anthony em seu documentário.

Anthony, relata que cerca de 300 boletins policiais são feitos por semana nos países baixos, ‘Netherland’, por roubo de ‘smartphones’ e são arquivados. Além de ter o caro dispositivo perdido, o estranho terá ainda acesso várias informações suas, seus vídeos e fotos, e-mails, contatos, etc.

O holandês queria saber, quais os tipos de pessoas roubam telefones e qual o destino dos telefones roubados, e conseguiu um material interessante. O vídeo produzido por Anthony van der Meer está disponível no seu canal do Youtube, assista.

A matéria do Fantástico deste domingo sobre o monitoramento de ladrões de celulares não permite que publiquemos os vídeos, por questões de direitos autorais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here