A Onça-pintada Cacau ganha dois irmãozinhos, um macho pintado e uma fêmea preta. Os Filhotes são a graça dos cuidadores do Refúgio Biológico Bela Vista, que deixaram os nomes serem escolhidos por votação.

Ameaçada de extinção, o grande felino brasileiro, a Onça-pintada, conta com a ajuda de uma equipe de biólogos e veterinários, que trabalham na conservação, proteção e cuidado da espécie.

Filhotes de Onça Pintada, as esperanças da espécie, nascem em Refúgio Biológico Bela Vista.
Filhotes de Onça Pintada, as esperanças da espécie, nascem em Refúgio Biológico Bela Vista. (Imagem retirada de: oparana.com.br)

O que significa o Refúgio Bela Vista?


RELACIONADAS



Criado no dia 27 de junho de 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista, é lar de milhares de plantas e animais desalojados, dentre eles a Onça-pintada. Localizado entre o Parque Nacional de Iguaçu e a Ilha Grande, possui papel fundamental na preservação da Tríplice Fronteira.

Ligando o Parque Nacional de Iguaçu a Guaíra, o Refúgio forma um corredor verde, que passa pelas margens brasileiras e paraguaias, mantendo uma atenção constante a fauna e flora de seus 40 mil hectares.

Referência internacional no setor elétrico, o Refúgio conta com iniciativas no plantio de floresta nativa, reflorestamento de mata ciliar do reservatório, o desenvolvimento de pesquisa científicas e a criação de animais silvestres em cativeiro.

Daí a conservação da onça-pintada e os esforços em programas de reprodução em cativeiro para aumentar o número da população da espécie, que é ameaçada de extinção, classificada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como “vulnerável”.

Os Filhotes de Onça-pintada do Refúgio Biológico Bela Vista.

Nascidos no dia 1º de junho, os bebês estão saudáveis e são acompanhados pelos veterinários e biólogos responsáveis. Foram apresentados no dia 27 de junho, data de aniversário do Refúgio Biológico.

Irmãos da onça Cacau, a primeira onça a nascer em cativeiro e filhos das onças Valente e Nena, que está temporariamente separada em um recinto afastado durante o período de adaptação aos filhotes.

Conservação e sua Importância na Vida Humana.

Unidade de Conservação (UC) são áreas protegidas delimitadas para a conservação de seus aspectos naturais, tanto flora quanto a fauna. Administradas por especialistas, as UCs são o principal instrumento de preservação ambiental a longo prazo.

Classificado como uma UC, o Refúgio Biológico de Bela Vistas, mantém atividades importantes para a biodiversidade dos biomas os quais se inserem seu território.

Com a crescente degradação e poluição dos habitats, projetos como as UCs garantem que a dinâmica ecológica essencial para a sobrevivência de muitas espécies – inclusive a nossa. Levando para as comunidades a importância do equilíbrio, respeito e cuidado com os animais e plantas daquele local.

Leia Também:

Empresário de Suicida durante evento em Sergipe

4º Edição do Prêmio Kindle de Literatura

Estamos Interligados

As complexas cadeias tróficas que mantém nosso mundo como ele é e que se modificam ao longo dos anos, são a resposta para uma longa vida saudável. Do menor ao maior ser vivo, estamos ligados e dependemos uns dos outros para sobreviver.

A Onça-pintada, que é um predador de topo, possui o papel de controlador da densidade populacional. Ou seja, alimentando-se dos animais que são sua presa, a onça mantém a população deste em equilíbrio, ponderando, inconscientemente, o consumo de outros alimentos por essas presas.

Entretanto, com o desmatamento frenético (principalmente após as novas flexibilizações das leis ambientais), a Onça-pintada vem sofrendo ameaças severas, que prejudicam a cadeia a qual ela se insere.

Portanto, programas de reprodução em cativeiro são necessários para ajudá-las a manter uma densidade populacional considerável, porém, não só depende de mais indivíduos nascendo, como também da preservação de seus habitats.

Essa regra serve para qualquer indivíduo, seja um grande felino, ou apenas uma pequena minhoca de solo.

A Conservação e o Turismo

O Refúgio Biológico de Bela Vista integra o Complexo Turístico Itaipu, oferendo visitas turísticas na cidade de Foz do Iguaçu (PR), com trilhas, zoológico (Zoológico Roberto Ribas Lange), setor de produção de mudas florestais e criadouros de animais silvestres.

Filhotes de Onça Pintada, as esperanças da espécie, nascem em Refúgio Biológico Bela Vista.
Filhotes de Onça Pintada, as esperanças da espécie, nascem em Refúgio Biológico Bela Vista. (Imagem retirada de: mineirosnaestrada.com.br)

Quem esta desejando viajar e conhecer esse belo lugar, os preços por pessoa e por grupo podem ser conferidos pelas tabelas ecoturísticas, no site oficial de Itaipu.

São locais incríveis, com vistas exuberantes e que integram a ligação homem-natureza, ensinando a importância dos trabalhos desenvolvidos no Refúgio.

GMR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui