Inicio » Finanças » Argentina interrompe exportação de carne por 30 dias

Argentina interrompe exportação de carne por 30 dias

A Argentina é o quarto maior exportador de carne bovina do mundo, ficando atrás apenas do Brasil, da Austrália e da Índia

Exportação de carne interrompida. Imagem: Divulgação.

A Argentina resolveu suspender a exportação de carne no período dos próximos 30 dias.

O Ministério do Desenvolvimento Produtivo do país alega que o fato é uma consequência do aumento dos preços internos do produto. Logo, a medida é uma tentativa de frear os aumentos dos preços para a população argentina.

Segundo comunicado divulgado, “o governo nacional decidiu implantar um conjunto de medidas de emergência com objetivo de organizar o funcionamento do setor, restringir práticas especulativas, melhorar a rastreabilidade das exportações e evitar evasão fiscal no comércio exterior”.

Vale ressaltar que a Argentina é o quarto maior exportador de carne bovina do mundo, ficando atrás apenas do Brasil, da Austrália e da Índia, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

O país sul-americano enfrenta uma recessão pelo terceiro ano consecutivo, agravada desde o ano passado em decorrência da pandemia de covid-19 a qual provocou uma queda de 9,9% do PIB.