O que você precisa saber sobre empréstimo consignado

Conheça os tipos de consignados disponíveis no mercado e saiba qual atende melhor a sua necessidade.

Por: A Folha Hoje Finanças - Redação
10/05/2021 às 12:00 - atualizado em 10/05/2021 às 12:00

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Inevitavelmente, em muitos casos, para a realização de certos sonhos ter dinheiro é essencial para que estes possam acontecer. No entanto, nem sempre temos saldo disponível na nossa conta para alcançar esses objetivos. E é nessa hora que a opção pelo crédito consignado pode ser uma boa escolha.

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais utilizam esse tipo de crédito: em 2019 essa modalidade de empréstimo cresceu mais de 37%. Uma das grandes razões é por conta dos juros baixos, o que torna mais atraente em comparação aos outros tipos de empréstimo.

E você está pensando em adquirir o empréstimo consignado? Continue com a gente para fazer a escolha certa e tirar todas as suas dúvidas! 

O que é o empréstimo consignado

O crédito consignado é um tipo de empréstimo em que a instituição financeira utiliza do seu salário como garantia para minimizar os riscos da operação. Em razão disso, o valor das parcelas mensais é descontado na folha de pagamento de quem tomou o empréstimo.

Com relação ao prazo de pagamento do empréstimo consignado, cada organização financeira tem uma política própria e, também, considera a ocupação da pessoa que tomou o crédito. Usualmente, o prazo para pagamento do empréstimo consignado é de até 48 meses ou quatro anos, porém com algumas exceções, pode chegar em até 72 meses. 

Tipos de empréstimo consignado

Existem três tipos diferentes de empréstimo consignado, tais como:

  • Empréstimo consignado para funcionário público: todos os servidores das esferas municipais, estaduais e federais, podem requerer o empréstimo, já que por conta da estabilidade profissional que os cargos públicos possuem, suas taxas de juros são extremamente baixas.

Lembrando que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento. Outro ponto a favor são os CETs baixos e ótimos prazos para quitação da dívida;

  • Empréstimo consignado para assalariado: funcionários de empresas privadas também podem solicitar o empréstimo com desconto direto na folha de pagamento e com condições melhores do que com outros tipos. Mas para que isso aconteça, existem duas regras importantes:
  1. A empresa do tomador do empréstimo deve estar conveniada à instituição financeira que fornecerá o crédito;
  2. O colaborador não pode ter mais de 30% da sua renda comprometida com outras operações de crédito. Por isso, é necessário ter uma margem consignável;

Uma das grandes vantagens da contratação desse tipo de empréstimo para aposentados e pensionistas pelo INSS é o prazo máximo de parcelas que podem chegar até 72 meses, dependendo apenas da instituição financeira e do solicitante.

Outro ponto a destacar é que é extremamente acessível, descomplicado e rápido por conta do vínculo com INSS, além de ter as menores taxas de juros do mercado e permite deixar você mais organizado, afinal já vem descontado da folha.

Quem pode solicitar

Qualquer pessoa com uma renda fixa e mensal pode solicitar o empréstimo consignado, como:

  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Funcionários públicos;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

Como funcionam as taxas e as parcelas

Por conta do baixo risco de inadimplência, as taxas são as menores entre todas as modalidades de empréstimo, na verdade, a maior relação é que o rendimento salarial é utilizado como garantia da operação. 

Por isso que quando um crédito possui garantia, a organização financeira entende que há uma chance menor de levar calote. Por isso, sempre oferecerá as melhores condições de pagamento.

A taxa média de juros varia entre 20% e 35% ao ano e as parcelas podem ser divididas em até 72 mensais, o que equivale a seis anos. Só depende do tipo de empréstimo consignado e das condições oferecidas pelo credor.

Cuidados ao contratar um empréstimo consignado 

Selecionamos cinco dicas relevantes antes de você contratar um empréstimo consignado e que vão te ajudar a ter cuidado com a prestação desse serviço:

  1. Não contrate uma organização financeira que não seja idônea;
  2. Antes de assinar um contrato, leia todas as cláusulas e pormenores, para que você não venha a ter dores de cabeça futuramente;
  3. Lembre-se que 30% do seu orçamento ficará comprometido pelo tempo das parcelas a pagar, então não contrate mais do que você precise;
  4. Use simuladores, faça orçamentos e comparações até ter certeza de qual é a melhor escolha para o seu bolso;
  5. Esteja sempre de olho nos valores que são descontados no seu holerite ao longo do tempo, senão, imediatamente, acione a empresa credora de acordo com seus direitos em contrato.

Diferença entre empréstimo consignado e cartão consignado

Tanto o empréstimo consignado como o cartão têm como base o desconto do débito diretamente em folha de pagamento. Porém, existem algumas diferenças entre eles: no empréstimo, o crédito concedido é entregue diretamente ao solicitante; já no cartão, será usado para quitar sua fatura, que fica acumulada mensalmente.  

O resultado é a diferença da cobrança de juros menores no empréstimo e, por parte do cartão, uma quantidade menor de porcentagem do salário passível de consignação. 

Melhor modalidade de empréstimo a longo prazo

Não há como deixar de afirmar que o empréstimo consignado é uma das melhores opções de crédito no mercado. Isso não é somente pelos juros baixos e a acessibilidade, mas por conta de ser um excelente recurso para resolver problemas ou alcançar algum objetivo.

Mas esteja ciente que esse é um empréstimo de longo prazo e, por isso, planejamento e cautela são dois adjetivos essenciais antes da contratação. E você, qual é a maior vantagem na sua opinião sobre o empréstimo consignado? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News