Lojista agora pode registrar recebíveis de cartão

A novidade deve beneficiar sobretudo as micro e pequenas empresas segundo o BC

Por: Caroline Brito - Jornalista
07/06/2021 às 10:50 - atualizado em 07/06/2021 às 10:50

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Uma nova regra do Banco Central (BC) começa a valer hoje (7). Ela permite aos lojistas registrarem seus recebíveis de cartão de crédito em um sistema único, o que altera a dinâmica dos pedidos de empréstimos e pode reduzir os spreads, que são a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o que é cobrado dos clientes.

A novidade deve beneficiar sobretudo as micro e pequenas empresas segundo o BC. Os recebíveis são os valores que os comerciantes ainda vão receber porque fizeram uma venda parcelada ou porque existe um intervalo entre o pagamento a vista no cartão e o recebimento do dinheiro em caixa.

Além disso, os comerciantes eram obrigados a escolher um domicílio bancário para receber os créditos das vendas feitas com cartões de crédito e débito. Em geral, com essa instituição também são negociados empréstimos ou adiantamento de recebíveis.

A partir de hoje (7), contudo, o lojista pode dar acesso a vários bancos à sua agenda de recebíveis que passam pelas credenciadoras. 

O resultado aguardado é que a concorrência na negociação de recebíveis de cartão aumente, propiciando a redução do spread e o aumento do volume das operações, o que pode privilegiar micro e pequenos empreendedores.

Imagem: Divulgação

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Caroline Brito

Caroline Brito
Caroline Brito é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará, em 2012, e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Saiba mais sobre Caroline em seu perfil!