27 de Setembro de 2018, atualizado ás 07:09

Gestantes: Como evitar de vez as estrias na gravidez?

Por: | Saúde


Um dos pesadelos das gestantes, é o aparecimento das famosas estrias, que ocorre no período da gravidez, as estrias surgem, como um processo degenerativo cutâneo benigno, caracterizado por lesões atróficas linear, que variam de coloração de acordo com sua fase evolutiva. Porém existem formas de cuidar da pele, sem prejudicar a gravidez.

Gestantes: Saiba Como evitar o aparecimento de estrias durante a gestação! (imagem: reprodução/internet)

Como surge as estrias em gestantes?

O surgimento de estrias na gravidez, é um acontecimento extremamente comum, chegando a acometer em média 70 % das gestantes, principalmente no terceiro trimestre, época em que o esgarçamento da pele da região abdominal torna-se mais intenso.

Alterações hormonais naturais da gestação e estruturais decorrentes do período,
promovem um estiramento na pele pele, deixando-a mais frágil, facilitando o rompimento das fibras elásticas. Muitas mulheres acabam ficando incomodadas com o aparecimento delas, mas poucas sabem, que mantendo uma boa hidratação da sua pele, pode ajudar a evitar, o aparecimento das tão temidas estrias.

Como prevenir as estrias no período gestacional?

A prevenção das estrias deve ocorrer desde o início da gravidez. O ideal é redobrar os cuidados a partir do quarto mês, é nesse momento que todo o cuidado e hidratação da sua pele deve ser com frequência. Nessa fase, a barriga costuma ter uma maior variação de crescimento, favorecendo o aparecimento de estrias mais largas e
profundas.

O aparecendo das estrias é após o sétimo mês, quando o estiramento da pele é maior, e principalmente dias antes do parto, em decorrência das alterações hormonais.

Como faço para cuidar da pele nesse período?

Para cuidar da pele e prevenir o aparecimento de estrias, o ideal é cuidar
da pele diariamente com produtos adequados ao tipo, características e necessidades
específicas da pele.

Gestantes: Saiba Como evitar o aparecimento de estrias durante a gestação! (imagem: reprodução/internet)

As gestantes devem fazer o uso de hidratantes com propriedades emolientes,
umectantes e oclusivas, como os óleos vegetais e as manteigas (ricos em antioxidantes e ômegas), favorecendo assim a hidratação tecidual de forma preventiva. Ativos que contribuam favorecendo a elasticidade da pele são muito bem vindos, PCA-na, ácido hialurônico, Nano Rose Hips (nanopartículas contendo o óleo de Rosa Mosqueta), fatores de crescimento, vitamina C e E.

Estes ativos irão atuar na biossíntese de colágeno, resultando em melhor aparência e
maior elasticidade cutânea, auxiliando na prevenção das estrias gestacionais.

Confira também: Gestantes: Quais alimentos vocês não devem consumir?




Cleia Santana

  

0 Comentários