- Publicidade -
Nesta segunda-feira (23), o governo federal anunciou novas ações de enfrentamento ao coronavírus. Citando as palavras cooperação e entendimento, o Presidente Jair Bolsonaro esclareceu que serão editadas duas medidas provisórias para transferir recursos diretamente aos fundos de saúde estaduais e municipais.
O Presidente tirou parte do dia para conversar com governadores do norte e nordeste por videoconferência. O objetivo, segundo ele, era esclarecer as principais ações do Governo Federal frente à Covid-19.
Inicialmente, por meio do seu perfil oficial na rede social Twitter, antes mesmo de ouvir qualquer cobrança dos governadores, Jair Bolsonaro informou que implementaria um pacote de quase R$ 86 bilhões para fortalecer os Estados e municípios no enfrentamento da crise gerada pelo coronavírus.
No entanto, após o fechamento das videoconferências, a equipe econômica retificou que o pacote será, na verdade, de R$ 88,2 bilhões, cujos valores abrangem a transferência para gastos na saúde e assistência social, recomposição de repasses de fundos constitucionais, suspensão de pagamento de dívidas dos estados com a união, renegociação de dívidas estaduais e municipais com bancos e operações com facilitação de créditos.
-Publicidade-
Programa Bolsa Família

Ademais, o governo prometeu manter e ampliar o programa “Bolsa família”, zerando a fila com mais de 1,2 milhões de novos benefícios e ainda decidiu que nos próximos 4 meses nenhuma bolsa será cancelada.
-Publicidade-
Por fim, o próprio presidente esclareceu outros pontos do pacote em questão na mencionada rede social: criação de fundo de doações para o combate à covid-19 e a previsão de uma cláusula de calamidade pública para que os Estados e municípios possam usar recursos extras para o enfrentamento da pandemia.
Veja também: hidroxicloroquina e cloroquina são incluídos na categoria dos remédios controlados pela Anvisa
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.