Você já ouviu falar em independência financeira, e se sim provavelmente pensou que isso é coisa de gente rica que investe na bolsa e outros milhões de obstáculos que jamais lhe enquadrariam como apto a ter o dinheiro trabalhando em sua conta. Então seria a independência financeira mito ou uma verdade?

A princípio vamos explicar o que é a independência financeira. Imagine-se podendo parar de trabalhar, sem que isso dependa de uma aposentadoria, e recebendo um salário que supra suas necessidades. Parece um sonho, mas nesse caso alguém estará trabalhando no seu lugar, e esse alguém é o seu dinheiro.


RELACIONADAS



Antes de pensar que vai começar a fazer isso para daqui a um ano estar livre do seu emprego, vou ser obrigada a jogar um balde de gelo nos seus planos a curto prazo, pois para ter independência financeira você precisa pensar a longo prazo e estudar um pouco sobre investimentos. E não é da bolsa de valores que eu estou falando.

Loading...

Segue com a gente para entender mais. Mas antes de conferir essa matéria entre na página de notificações pelo link, clique no botão azul “Criar Alerta” e fique por dentro de todas as matérias de finanças que a equipe da A Folha Hoje prepara para você.

Como chegar a minha dependência financeira

Independência Financeira: Descubra se é Mito ou Verdade. (Foto: thecapitaladvisor.com)
Independência Financeira: Descubra se é Mito ou Verdade. (Foto: thecapitaladvisor.com)

Diferente do que muitos pensam ter independência financeira não é um mito. Ter seu dinheiro trabalhando para você é algo verdadeiro e não precisa ser especialista em economia para chegar a ela. O que não significa que não será necessário um trabalho árduo de disciplina e organização financeira para bater suas metas.

Loading...

O primeiro passo para conseguir chegar à sua independência financeira é fazer um plano. Em quanto tempo você quer poder parar de trabalhar, e quanto quer receber todos os meses. Alguns blogs como o Me Poupe! e o Clube dos Poupadores, possuem simuladores da independência financeira, onde você terá noção de quanto precisará investir por mês.

Como dito em cima, não é necessário que se invista na bolsa de valores, se como eu você não se sente confortável para investimentos com maior grau de risco — inclusive é interessante ver o seu perfil de investidor, existem outros tipos de investimentos mais seguros que possuem rendimentos melhores que a poupança, por exemplo.

Aliás colocar seus investimentos para independência financeira não é nem um pouquinho aconselhável, visto que o rendimento da poupança é muito baixo e você precisaria alongar o tempo da sua independência ou aumentar a quantidade de dinheiro investido nela.

Por fim, a independência financeira não é algo impossível de se alcançar, mas como tudo na vida exige disciplina, estudo e esforço. Alguns sites e livros podem te ajudar a atingir suas metas financeiras e a organizar seu dinheiro, como o canal do Me Poupe no youtube, ou os livros do Gustavo Cerbasi. Fontes existem várias, basta ter vontade de começar e não desistir.

Loading...
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui