Nesta segunda-feira (11), terão início as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM 2020. As inscrições serão abertas mesmo diante de várias solicitações de adiamento. Portanto, os candidatos deverão realizar o cadastro no site oficial do exame, até o dia 22 de maio. Segundo informações do G1.

Entretanto, este ano será realizada, pela primeira vez, a versão digital da prova. Com isso, para os dias 01 e 08 de novembro estão previstas as provas presenciais, e nos dias 22 e 29 será realizada a versão digital do exame.


RELACIONADAS



A taxa de inscrição, que deve ter o pagamento efetuado entre os dias 11 e 28 de maio, está no valor de R$ 85 reais. Bem como, pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Vale salientar que, caso o candidato faça jus ao benefício de isenção ta taxa de inscrição, mesmo que não a tenha solicitado, terá o direito validado. Além disso, todos os candidatos devem se cadastrar para a prova, mesmo os que obtiverem a isenção da taxa de inscrição.

Mais informações sobre o Enem 2020

Inscrições para o Enem 2020 têm início nesta segunda-feira
Inscrições para o Enem 2020 têm início nesta segunda-feira – Foto: Pleno.News

Para realizar a inscrição, após entrada no site, é necessário informar os número do CPF e do RG. Assim como, será necessário informar um número de celular e e-mail válidos. Tendo em vista que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, poderá enviar comunicados durante o processo.

Além disso, durante o cadastro será criada um senha de acesso, a qual, posteriormente, permitirá que o candidato verifique o cartão de confirmação e seus resultados.

De acordo com informações do INEP, até o dia 22 de maio será possível que o candidato faça algumas alterações no cadastro, como atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. E para os candidatos que precisam de atenção específica, como os deficiente ou lactantes, o prazo para solicitação também é até 22 de maio.

Já no período de 25 de maio à 12 de junho, o sistema estará disponível para que sejam realizadas as solicitações de atendimento pelo nome social. A opção atende a participantes transexuais que tenham preferência em serem chamados por nome diferente do que conste no registro civil.

Principais datas do Enem

Confira abaixo as principais datas do Enem 2020, de acordo com informações do G1.

  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
  • Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, com os locais de prova: A definir data em outubro
  • Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
  • Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
  • Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro
  • Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
  • Resultado individual: janeiro de 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui