A intolerância à lactose vem sendo um problema de saúde muito comum nos dias atuais.

Por isso este assunto tem sido muito procurado. Confira neste artigo quais são os seus principais sintomas. Vamos lá !

O que é intolerância à lactose?

Intolerância a lactose. Descubra quais são os sintomas fonte oimparcial
Intolerância à lactose. Descubra quais são os sintomas fonte oimparcial

RELACIONADAS



Antes de mais nada, a intolerância à lactose é um problema de saúde muito comum. Trata-se de um distúrbio digestivo que acontece quando ingerimos a lactose ( é o açúcar do leite ),ou seja, o leite ou derivados dele . Este distúrbio é causado pela falta de produção de uma enzima chamada lactase.

Mas, o que é lactase ? Iremos te responder agora :

A lactase é uma proteína com atividade enzimática que é produzida na mucosa intestinal, na zona superficial das microvilosidades do intestino delgado.
A localização superficial da lactase torna-a vulnerável a qualquer agressão à mucosa intestinal, podendo deixar de ser produzida temporariamente até a recuperação da mucosa ou permanentemente se a lesão for irreversível.

Segundo a mimosa

Como ocorre o processo ?

Primeiramente, vamos abordar sobre como ocorre este processo. Senão vejamos. Quando a lactose chega ao intestino grosso sem ser digerida corretamente, ela se acumula e ocorre uma fermentação lática. Isso prejudica a sua saúde.

Portanto, seus sintomas são : retenção de água, produção de gases, pode ocasionar cólicas, diarreia, constipação e barriga estufada ( digestão abdominal ).

Estes sintomas podem aparecer logo após a digestão do leite e derivados ou até mesmo algumas horas após a ingestão destes alimentos.

Intolerância à lactose é a mesma coisa que alergia a lactose ?

Intolerância a lactose. Descubra quais são os sintomas fonte blogdage
Intolerância à lactose. Descubra quais são os sintomas fonte blogdage

A princípio, iremos falar sobre as diferenças de uma alergia ao leite APLV e uma intolerância. Vejamos então !

A alergia se dá por uma reação do sistema imunológico de defesa do organismo pelas proteínas do leite.

Podendo provocar alterações no sistema respiratório, erupções na pele , além de proporcionar alterações intestinais, entre outros sintomas.

Já a intolerância à lactose se dá pela dificuldade do organismo em digerir a lactose (açúcar do leite) devido à diminuição ou da ausência de lactase (enzima que a digere).

Intolerância á lactose é uma doença?

Muitas pessoas acham que a intolerância à lactose é uma doença. Mas na verdade, trata-se de uma deficiência do organismo que pode sim ser controlada com uma alimentação adequada.

Você sabia que há outras fontes de cálcio sem ser a proveniente do leite ? Vamos conferir alguns alimentos que possuem cálcio. São eles : espinafre, couve, feijão, brócolis, ovos, ervilha, salmão, gergelim, sardinha, tofu, amêndoas , entre outros alimentos.

Dessa maneira, é de extrema importância que você procure um profissional especializado para que tenha um bom acompanhamento e não sofra com a intolerância.

Confira mais sobre este assunto clicando aqui

Leia também : Magnésio é a nova moda. Confira agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui