A declaração do Imposto de Renda IRPF é uma atividade obrigatória que deve ser prestada a Receita Federal, afim de que sejam regularizadas as informações referentes a cada contribuinte, no tocante as suas fontes pagadoras.

Entretanto, um dos maiores medos de quem precisa efetuar a declaração é que seus dados caiam na malha fina, que nada mais é do que uma análise rigorosa dos dados apresentados.


RELACIONADAS



Inicialmente, a Receita Federal confronta os dados informados durante todo o ano pelas fontes pagadores com os dados informados pelo contribuinte no ato da declaração.

Loading...

Após análise dos dados, se identificada alguma inconsistência, a declaração fica retida na malha fina. E o contribuinte impedido de receber sua restituição, caso possua esse direito.

Portanto, para fugir da temida análise com maior rigor, a melhor opção é prestar informações o mais fidedignas possíveis, sem alterações para valores absurdos, e que confrontadas com as receitas coincidam no valor total.

Loading...

Vale destacar que, salários e gastos médicos são os principais itens a apresentar inconsistências nas declarações de IR. Além disso, a omissão de informações também pode levar você direto para a “boca do leão”, então fique atento e informe tudo com máxima atenção.

Caiu na Malha Fina? Entenda como Resolver

IRPF 2020: Como Fugir da Malha Fina e Regularizar sua Declaração
IRPF 2020: Como Fugir da Malha Fina e Regularizar sua Declaração – Foto: Governo Federal

Uma vez dentro da malha fina, o único jeito é sanar a inconsistência apresentada e regularizar a situação o quanto antes. Para enfim usufruir da tranquilidade em estar alinhado com a Receita Federal.

Inicialmente, um sinal que indica se a sua declaração de IRPF caiu na malha fina é o valor da sua restituição não cair na data prevista. Portanto, se notar este “atraso” no pagamento você deve acessar o sistema da declaração ou até procurar a Receita Federal para confirmar a situação e identificar qual a inconsistência apresentada.

Feito isto, basta regularizar o quanto antes a divergência. Para retificar sua declaração você pode utilizar os sistemas IRPF 2020, o App Meu Imposto de Renda ou no Portal e-CAC.

Loading...

Após acesso aos sistemas, basta escolher a declaração a ser retificada e cadastrar as informações corretas. Vale ressaltar que na Declaração Retificadora deverão constar as informações da declaração inicial mais as informações que precisaram ser alteradas. Tendo em vista que a Receita Federal irá considerar a informações dispostas na retificação.

Para receber mais conteúdos como este acesse a nossa guia de notícias e clique no botão azul Criar alerta. Assim você ficará informado sobre várias notícias do Brasil e do Mundo.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui