João Doria propõe antecipar feriados para aumentar isolamento
Com o intuito de aumentar o período de isolamento, o governador João Doria deseja antecipar os feriados estaduais, como uma estratégia.
Por: G M Rhaekyrion / 19 de Maio de 2020 às 12:59:00

Looks like you have blocked notifications!

Durante o período de isolamento social e combate a covid-19, muitas medidas foram tomadas para conter o aumento do contágio. Dessa forma, pensando em manter a população em casa, João Doria pretende antecipar os feriados.

Sendo assim, o governador do PSDB, João Doria, deseja trazer o feriado estadual de 9 de julho para a próxima segunda-feira, 25. O feriado marca o dia da Revolução Constitucionalista de 1932.

Então, segundo o apurado pela Folha Hoje, a proposta deve ser seguida aos demais municípios, como uma estratégia para conter o avanço da covid-19. Entretanto, o prefeiro Edinho Araújo, de Rio Preto, descartou alterar o calendário.

João Doria pretende antecipar os feriados para conter o avanço da covid-19
João Doria propõe antecipar feriados para aumentar isolamento – foto: poder360.com.br

A proposta seria uma estratégia para conter o avanço da covid-19 no estado de São Paulo, onde os números são altos e a situação está grave. Todavia, a resposta da Prefeitura, por meio do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, foi:

O Estado deixou a decisão para que cada município verifique a necessidade. O comitê apresentou ao prefeito de Rio Preto que neste momento não seria adequada a antecipação dos feriados. O prefeito Edinho concordou, no ponto de vista técnico, e não irá antecipar os feriados”.

Entretanto, o vereador Paulo Pauléra (PP), presidente da Câmara, havia concordado com a proposta de antecipação e disse que: “Se for necessário faremos sessões extras para aprovar o que for preciso, inclusive a antecipação dos feriados”.



Sendo assim, o projeto de lei do governador João Doria está em análise pela Assembleia Legislativa. E, para embasar a sua proposta, o governador disse que: “Ficou muito claro que ao longo dos finais de semana e feriados nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia”.

João Doria ressalta que é necessária uma ação conjunta para combater a pandemia

João Doria propõe antecipar feriados para aumentar isolamento – foto: aquietrabalho.com

Tendo em vista a situação atual de São Paulo, o governador pontual a importância de uma ação conjunta para combater a pandemia, principalmente pelo fato do estado ser o epicentro do Brasil.

Dessa forma, o governador se pronunciou quanto a posição de Edinho Araújo a respeito dos salões de beleza e barbearias, que estavam abertos e classificados como serviços essenciais. Porém, os estabelecimentos precisaram ser fechados.

Em termos atuais, pelo decreto federal, esses estabelecimentos foram reconhecidos como serviços essenciais, mas devem funcionar apenas com atendimento presencial individualizado, com agendamento e uso obrigatório de máscara pelos funcionários.

Porém, pelo decreto estadual, que vale até dia 31 de maio, não deveria haver a flexibilização e abertura desses locais. Sendo assim, a recomendação da MP a Edinho Araújo, foi de revogar parte do Decreto Municipal.

Por fim, a Procuradoria-Geral da Justiça afirmou que os serviços prestados por salões de beleza e barbearias, assim como academias de esporte, não configuram atividades essenciais e que: “a proteção à saúde conferida pelos regramentos municipais não pode ser menos restritiva do que aquela prevista pelo regramento estadual”.


Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo