A conquista do primeiro emprego no mercado de trabalho não é nada fácil, tanto para jovens quanto para os adultos. Porém, é possível buscar um “atalho” através do programa Jovem Aprendiz. Como funciona, quem pode participar, quais os requisitos e outros detalhes, você vai conferir no decorrer desse artigo. Vale ressaltar que, o trabalho do jovem é remunerado e com direito a assinar carteira de trabalho e tudo mais.

O programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal para incentivar os contratantes a desenvolverem nas suas respectivas empresas programas de aprendizagem para jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos.

O que é e como funciona o programa Jovem Aprendiz


RELACIONADAS



O programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal amparado por lei, e é composto por aulas teóricas e práticas. A primeira é ministrada por uma instituição de ensino profissionalizante, como o Senac, Senai, OsceiaEspro, entre outras. Tendo como objetivo capacitar tecnicamente os jovens com idade inferior a 18 anos para o mercado de trabalho.

Através de parceria com empresas de grande e médio porte. Por meio desse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego. O programa é amparado pela lei da aprendizagem nº 10.097/00 “A Lei de Aprendizagem vigente engloba as Leis 10.097, de 19 de dezembro de 2000; 11.180, de 23 de setembro de 2005; e 11.788, de 25 de setembro de 2008 que modernizaram os artigos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de 1943. A aprendizagem é um direto dos jovens que também é assegurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

Um Jovem Aprendiz pode ser qualquer jovem entre 14 e 24 anos, que por regra, precisa está estudando (caso ainda não tenha concluído o ensino médio), e que tenha sido inscrito em algum programa de aprendizagem. A seleção do jovem é realizada pela empresa contratante conforme procedimento próprio.

Como aderir ao programa Jovem Aprendiz, onde faz a inscrição?

Para participar do Jovem Aprendiz, o interessado deve estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e escolher inicialmente a empresa que participa do programa. Lembrando que, o candidato concorrerá com outros em um processo seletivo. Existem várias oportunidades e o programa geralmente abre vagas uma vez ao ano. Fique atento as novidades aqui do Folha e nas empresas as quais você tem interesse.

O que as empresas ganham contratando jovens aprendiz?

As empresas que participam do projeto Jovem Aprendiz possuem diversas vantagens e incentivos fiscais. Como por exemplo: Pagamento de apenas 2% de FGTS; É dispensada do aviso prévio remunerado; Não precisa pagar a multa rescisória; E ainda, empresas registradas no SIMPLES não terão aumento na contribuição previdenciária. Coisa boa hein?

Quais os principais programas de jovem aprendiz

O programa Jovem Aprendiz dos Correios solicita que os interessados nas vagas participem de uma seleção simples que inclui a comprovação de requisitos da renda familiar, bem como os comprovantes de estudo. Entre eles: série e notas escolares. Além disso, o candidato deve atestar sua participação em projetos sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui