Juros do Cartão de Crédito cresce no final do ano. Saiba como ficar longe desse perigo


Foi anunciado pelo Banco Central um aumento do juros do cartão de crédito entre os meses de novembro e dezembro.

Juros do cartão de crédito é um vilão para quem optou por essa forma de pagamento. E o Banco Central divulgou essa semana que os juros do cartão de crédito ficaram maiores agora no final do ano, aumentando cerca de 255,6% em novembro.

Apesar das medidas para abaixar os juros do cartão de crédito, entre um acordo do Banco Central com os bancos, as taxas cobradas pelas instituições nessas modalidades de crédito continuam as mais elevadas do sistema financeiro nacional.

Por isso, como consumidor, você deve se manter em alerta sobre os juros do cartão de crédito, pois eles são responsáveis pela maioria do endividamento dos brasileiros que acabam não usando o cartão de crédito de forma correta, e com isso acabam se vendo enfiados em um dívida sem fim.

Leia também:

Cartão de crédito sem anuidade: Qual o melhor?

Lojistas vão poder antecipar recebimento de pagamento no cartão de crédito22/

Como não ser vítima do juros do cartão de crédito?

Juros do Cartão de Crédito cresce no final do ano. Saiba como ficar longe desse perigo
Juros do Cartão de Crédito cresce no final do ano. Saiba como ficar longe desse perigo. (Foto: Internet)

Para te ajudar a não cair no juros do cartão de crédito, separamos algumas dicas importantes que você deve tomar:

Anote todos os gastos

Uma forma de evitar gastos que podem prejudicar o pagamento do seu cartão de crédito, e assim ser vítima do juros do cartão de crédito, a primeira dica é anotar tudo que você gastou no mês, como contas fixas e outras do mês.

Desta forma, você conseguirá identificar quanto poderá gastar sem cair no juros do cartão de crédito.

Seja organizado

Organização vale para qualquer área da vida, e é mais importante quando envolve a vida financeira da família.

Por isso, separe as suas compras em 2 grupos:

  • Compras sem juros (à vista e parceladas);
  • Compras parceladas com juros e o crédito rotativo (parcelamento da fatura).

Priorize o pagamento com maior taxa de juros

Faça uma lista de cada cartão de crédito que você tem, e qual deles tem os menores juros do cartão de crédito que podem ser pagos depois, dando prioridade para aqueles mais caros.

Não use os seus cartões de crédito se a dívida já for grande

Uma boa dica pra reduzir o problema financeiro e não cair na armadilha dos juros do cartão de crédito, é ficar sem usar o cartão enquanto o valor da fatura for bastante alta.

Se você continuar usando seu cartão de crédito, pode estar auto-sabotando seu plano de reduzir esse abacaxi na sua vida.

Renegocie uma possível dívida com o banco antes de cair no juros do cartão de crédito

Se você está com alguma dívida com o cartão, de crédito, fale com o gerente da conta ou com a operadora de cartão de crédito para evitar juros do cartão de crédito.

Se precisar parcelar a dívida, lembre-se que qualquer crédito pessoal pré-aprovado que você contratar terá, certamente, taxas menores que as do rotativo.

Não deixe de pagar a fatura do cartões de crédito

Jamais deixe de pagar o valor total da sua fatura do cartão de crédito. É o pagamento do mínimo do cartão que faz com que os juros do cartão de crédito sejam exorbitantes.

Por isso, pague o valor total da fatura, e isso só é possível quando você controla os gastos e tem uma fatura de pagamento compatível com o orçamento familiar.

Viu como é fácil ficar longe do juros do cartão de crédito? São atitudes simples que fazem toda a diferença na saúde financeira da sua família, onde será possível até mesmo economizar para um investimento no futuro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here