22 de Dezembro de 2018, atualizado ás 07:12

Lojistas vão poder antecipar recebimento de pagamento no cartão de crédito



Por: Raquel Luciano | Finança

Compartilhar:
         

Uma boa noticia aos lojistas para 2019: será possível antecipar recebimento de pagamento no cartão de crédito.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), agora todas as compras recebidas em cartão de crédito poderão ser liberadas antes do prazo estipulado pelas instituições financeiras.

Hoje, o lojista que fecha uma venda por cartão de crédito pode pedir a antecipação dos recursos (recebíveis) apenas à instituição financeira ligada à credenciadora da máquina do cartão.

Segundo o Banco Central, o Conselho Monetário pretende aumentar a concorrência entre as credenciadoras e os bancos na aplicação de antecipar recebimento de pagamento no cartão de crédito.

As mudanças começarão a ser implantadas no final de janeiro de 2019, e para que o logista consiga realizar essas transações financeiras, será necessário realizar um registro no mercado financeiro informando sobre antecipar recebimento de pagamento no cartão de crédito.

Todo esse processo de antecipar recebimento de pagamento com cartão de crédito irá creditar mais dinheiro na economia e movimentar o setor varejista no próximo ano.

De acordo com especialistas, essa mudança vai reduzir o custo para os comerciantes e os consumidores.

Leia também:

Cartão Pré-Pago Bradesco! Como posso ter o meu?

Limite do cartão de crédito em compras parceladas. Como funciona?

Vale a pena vender com cartão de crédito?

Decisão de antecipar o recebimento de pagamento no cartão de crédito começará a valer em janeiro/2019. (Foto: Internet)

De acordo com o Sebrae–SP, cerca de 39% dos micro e pequenos empresários aceitam os cartões de crédito e débito nas suas vendas.

E isso é bem fácil perceber porque o cartão de crédito se tornou a forma de pagamento mais usada pelos brasileiros, devido a segurança nas operações financeiras como a praticidade na hora das compras.

Ou seja, quando o consumidor entra em um comércio, as únicas opções de pagamento são no débito ou crédito, e se o lojista oferece essas oportunidades, sai na frente da concorrência.

Assim, quem aceita o cartão como forma de pagamento aproveita todas as oportunidades de negócio que aparecem. Essa possibilidade reflete positivamente no volume de vendas e na satisfação dos clientes.

 


Raquel Luciano

Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários