Foi hoje, na tarde desta quinta-feira 16, que o presidente Jair Bolsonaro em seu pronunciamento demitiu o ex-ministro da saúde Henrique Mandetta. Visto que já havia tensão entre os dois devido as opiniões divergentes para com a crise do novo coronavírus que está ocorrendo no país.

Antes de mais nada Henrique Mandetta já estava ciente que iria ser demitido esta semana, era apenas uma questão de tempo, e também o mesmo já tinha comentado isso com seus auxiliares. Enquanto isso, Bolsonaro já estava a procura de um substituto para o cargo.


RELACIONADAS



O ex-ministro defendeu a questão do isolamento social sendo esta de fundamental importância para o combate ao novo coronavírus. O intuito seria com que as pessoas ficassem em casa evitando assim o máximo possível a disseminação do vírus.

Confira as falas do ex-ministro e do presidente!

Em sua rede social Henrique Mandetta escreveu o seguinte:

“Acabo de Ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a Equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”.
Loading...

Por outro lado, os planos de ação realizadas pelo ex-ministro não estavam agradando o presidente da republica, Jair Bolsonaro. Em seu pronunciamento hoje voltou a falar sobre o desemprego que afeta muitos brasileiro e que não pode ser esquecido devido ao isolamento social. Além disso, ele falou que quer o fim do “confinamento em massa” e voltou a defender que o comércio em geral seja reaberto, assim como, as igrejas.

No seu discurso desta tarde o presidente trouxe o seguinte afirmação:

“O que é fundamental é que a gente consiga enxergar aquela informação que a gente tem até ontem, decidir qual a melhor ação, entender o momento e definir qual a melhor forma de isolamento e distanciamento. O que é fundamental é que isso seja cada vez mais baseado em informação sólida. Quanto menos informação você tem, mais aquilo é discutido na emoção”.

Nelson Teich é o Novo Ministro da Saúde!

E para substituir Henrique Mandetta no cargo de Ministro da Saúde é o Oncologista e empresário Nelson Teich. Após vários conversas e divergências sobre o que melhor seria adotado, devido a pandemia e ao desempego que assola o país, Bolsonaro e após ouvir os seus conselheiros cotou o empresário para ministério da saúde.

O novo Ministro que entra em meio a uma turbulenta crise em seu pronunciamento hoje disse que vai tentar alinhar o ministério e o presidente. Confira a afirmativa de um trecho de Nelson Teich desta tarde:

“Deixar claro que existe um alinhamento completo aqui entre mim, o presidente e todo o grupo do ministério. Realmente o que a gente está fazendo aqui hoje é trabalhar para que a sociedade retome de forma cada vez mais rápida uma vida normal e a gente trabalha pelo país e pela sociedade”.

Por fim, em outro momento em sua fala ele diz que discutir saúde e economia é muito ruim. Veja outro a fala no ministro abaixo:

“A gente discutir saúde e economia, isso é muito ruim. Porque, na verdade, elas não competem entre si, elas são completamente complementares. Quando você polariza uma coisa dessas, você começa a tratar como se você pessoas versus dinheiro, o bem versus o mal, emprego versus pessoas doentes. E não é nada disso”.
Assista a fala do Presidente sobre a saída de Henrique Mandetta. (Canal: Record News)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui