A queda de cabelos é um problema que atinge homens e mulheres e incomoda muito quem está passando por esse constrangimento. O estresse, a má alimentação, a falta de vitaminas, a oleosidade excessiva e as químicas podem acabar com a vitalidade, o volume, a quantidade e a beleza dos seus fios.

A queda de cabelo diária se torna normal quando caí, em média de 100 a 150 fios de cabelos, especialmente quando fazemos a higienização ou hidratamos. Porém quando a queda se torna um problema de saúde? A perda excessiva dos fios pode ser causada por: dietas rigorosas, grandes cirurgias, doenças inflamatórias, química capilar. Caso a perda de cabelo estiver muito exagerada é necessário procurar ajuda médica pra fazer um tratamento adequado.

Principais dúvidas: Meu cabelo não para de cair, e agora?


RELACIONADAS



1. Meu cabelo caí muito, por quê?
A estimulação obriga o cabelo passar muito cedo da fase de crescimento para a fase da queda capilar, quando entra nessa fase, se a estimulação não for cessada ou caso não se repetir, a queda se torna continua.

2. Mesmo eu ter tomado várias vitaminas, minha queda não para, qual você me indicaria?
Muitas vitaminas, apesar de serem famosas quando se trata em queda de cabelo, não são potentes ao ponto de inibir a queda uma vez que o estímulo tenha dado início. Mas são coadjuvantes para a fortificação de um novo fio que está nascendo.

3. Esses dias passei por um estresse e do nada meu cabelo passou a cair agora.
O motivo é outro. O couro cabeludo só passa a perder os fios depois de 3 meses de dado o início ao problema. Exceto se ocorrer uma dermatite no local.

4. Vou acabar ficando careca?
Logo após cair este fio longo, um novo cabelo começa a nascer, já na calvície o procedimento é outro e acontece miniaturização progressiva do cabelo, referente as questões hormonais ou genéticas.

De fato a queda capilar causa a diminuição do volume dos cabelos, porém pode-se ser reversível, caso for tratada.

Principais causas de queda capilar

Hereditariedade: Os mais atingidos são os homens e os primeiro sintomas podem aparecer dos 18 aos 25 anos.

Alterações Hormonais: A carência hormonal dificulta a nutrição adequada dos fólicos capilares.

Alimentação: A carência de vitaminas do complexo B, C, ferro, zinco, proteínas e carboidratos dificulta a renovação e enfraquece os fios.

Químicas e excesso de calor: Resultam na perda de aminoácidos, lipídios e outro nutrientes que juntos mantém a vitalidade dos fios.

Vírus e bactérias: Doenças exigem do organismo muitos nutrientes para combater o vírus ou bactéria, reduzindo a nutrição capilar.

Anemia e ferropriva: A carência de ferro por diversos fatores compromete a oxigenação do bulbo capilar, enfraquecendo os fios.

Estresse: Consome energia, vitaminas e minerais, além de desacelerar o metabolismo, o que dificulta a divisão celular da raiz.

Medicamentos: Diversos medicamentos, interferem no ciclo capilar e podem aumentar a queda e diminuir a vitalidade dos fios.

Vale ressaltar que é muito importante descobrir a causa da sua queda de cabelo, um dermatologista especializado irá te ajudar a combater os sintomas.

3 dicas simples de cuidados diários com os cabelos

Evitar usar água muito quente:⠀
Quando a água está bastante quente aumenta a produção e a secreção de óleo através das glândulas sebáceas. Ocorrendo isso deixa o couro cabeludo com mais oleosidade e deixa os cabelos com a aparência de sujo, mesmo depois de ter lavado, e escovado.

Bastante cuidado na hora de usar o secador:⠀
Para não deixar o couro cabelo oleoso, não deixe o secador com a temperatura muito quente, e mantenha uma pequena distância do couro cabeludo e dos fios, de mais ou menos 15 cm. E não esqueça de usar o protetor de cabelos para proteger os cabelos antes do calor do secador.

Higienizar todos os dias:
Não é muito recomendável lavar os cabelos todos os dias, pois, ao invés de acabar com a oleosidade, higienizar demais pode ocasionar o efeito contrário. O ideal é ficar alternando a higienização, para os manter sempre limpos e saudáveis.

Confira também: Recupere a beleza de seus cabelos em apenas 30 dias. Confira

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui