Uma das dúvidas que pairam sobre a vida dos brasileiros, que não conseguiram pagar suas contas no passado, é se passados cinco anos suas dívidas caducaram, e, se depois de cumprido o prazo, seus nomes saíram do SPC e Serasa. e logico, se poderão  ter de volta seu querido cartão de crédito. E as dúvidas vão mais além, não sabem se mesmo depois de terem pago, mesmo com atraso, será possível voltar a ter credito na praça. Entenda como fica sua situação em cada um dos casos.

Após cinco anos sua divida caducou, pois não foi movida ação de cobrança: Mito ou verdade?

Primeiro precisamos entender quando e porque uma dívida caduca! A lei diz que uma dívida, de qualquer tipo, pode ser cobrada em qualquer tempo, ela nunca some como um milagre. Mito! Mas após cinco anos existe uma regra.


RELACIONADAS



O que acontece é que o Código do Consumidor diz, que o período que o credor tem para entrar com uma ação de cobrança na justiça contra o devedor é de cinco anos. Passado esse período, o credor perde o direito de ingressar com uma ação de cobrança. Isso é verdade.

Loading...

Cinco soluções para conseguir dinheiro com “nome sujo”

No entanto, a justiça entende também, que ele não perde o direito da cobrança, porém somente poderá faze-la de forma amigável, conhecida também como “cobrança extrajudicial”.

Após cinco anos sua divida caducou, seu nome volta a ficar limpo?

Lembra quando você recebeu aquela cartinha, dizendo que o nome foi “negativado”? A partir daquela data, contando 5 anos, nenhuma entidade de proteção ao crédito pode manter mais em seus bancos de dados, informações negativas referentes ao seu CPF.

Loading...

Assim estabelece o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) em seu artigo 43. Então passados os cinco anos, seu nome volta a ficar limpo na praça, a lei estabelece que nenhuma instituição deve ultrapassar esse prazo, porém pode ser cobrada conforme já foi falado.

Depois da dívida caducar e meu nome ficar limpo, posso ter um cartão de crédito?

Sim e não! Entenda! o que acontece, e que mesmo seu nome não estando mais nos cadastros do SPC ou Serasa, várias instituições mantem um cadastro próprio, o que pode atrapalhar na hora de você tentar obter qualquer tipo de crédito. Se onde você for solicitar um cartão de crédito por exemplo constar este tipo de informação negativa, a chance de ter um cartão será pequena de fato.

Consultaram seu CPF no Serasa?! Veja quem foi, pode ser tentativa de fraude!

Porém existe o score de crédito e o cadastro positivo

Mas não espere que estes dois meios de análise de cadastro usado pelas instituições ajudem de imediato, principalmente se seu comportamento como consumidor continuou a ser de inadimplente nos últimos anos.

O que pode ajudar é mostrar para as instituições de crédito que agora você esta agindo de forma diferente, que apesar de não ter honrado seus compromissos no passado, passou a pagar suas contas em dia e mantém seu nome limpo. Vai levar algum tempo para elevar seu score de crédito, veja neste artigo como deve proceder para voltar a ter crédito.

Loading...

Cartão de crédito para quem tem score baixo ou esteve negativado, quais as opções

Se você quer muito um cartão de crédito, ou mesmo tem necessidade de ter um cartão para compras online ou para viagem e se negarem o seu crédito, você pode optar por empresas que fornecem cartão de crédito para negativados. São várias opções disponíveis no mercado, desde cartão de crédito pré-pago até a cartão de credito consignado.

Como ver meu score de crédito ou se estou negativado

A Serasa consumidor oferece a oportunidade do usuário consultar seu CPF sem custos, a consulta é grátis, assim como a consulta do Score de Crédito. Basta entrar no site da instituição, fazer um breve cadastro e consultar a situação do seu nome e score de crédito.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui