Bom… Todas as cacheadas amam misturar um creme aqui, outro ali e criar suas próprias receitas, seja para hidratar, ou reconstruir, ou para creme de finalização. Agora, a pergunta é: Misturinhas danificam os cachos?

Misturinhas para cacheadas pode Danificam Conheça as dicas para cabelos cacheados.
Misturinhas para cacheadas pode Danificam Conheça as dicas para cabelos cacheados. (Pinterest)

Como toda cacheada está cansada de saber, os fios enrolados possuem menos oleosidade que os fios lisos e é justamente a oleosidade que dá aquele bam no volume e deixam os cachos bem formados e bonitos.


RELACIONADAS



Por essa razão é importante sempre acrescentar óleos naturais nos tratamentos capilares, seja durante a lavagem ou durante a finalização, isso evita o ressecamento e ajuda na definição dos cachos.

Mas, sabemos também que nem todos os produtos para cacheadas possuem a quantidade de óleos vegetais e componentes que procuramos para deixar nossos cachos lindos, então, qual a solução?

Misturinhas!

Misturinhas e o 100% liberado.

LEIA TAMBÉM:

Tá Liberado. Entenda o que significa um produto Liberado para cacheadas.

Cacheadas: Lavagem diária correta. Dicas para o dia-à-dia.

É importante salientar as linhas 100% liberado existente no mercado. “Por que tenho que ler sobre a composição? Eu não tenho tempo, não tenho paciência”. Calma que vai dar tudo certo. Aqui resumimos para você.

Trabalho? Chato? É um pouquinho, mas é um mal necessário e é essencial prestar atenção no tipo de composição que está nos produtos que usa no cabelo, para manter a saúde dos fios e deixar os cachos definidos.

Às vezes, o ressecamento e a opacidade é uma consequência de algum produto com composição inadequada, que danificam a formação dos fios. Então, muito cuidado, principalmente com os shampoos com sulfato e parabenos!

Misturinhas e o cronograma capilar

É essencial que você siga o cronograma ideal para seu tipo de cachos. Existem várias dicas e youtubers que podem ajudar a encaixar seus cachos em um dos tipos.

Lembrando que cada cabelo é um cabelo e cada tratamento é único.

Também considere o resultado que deseja, as etapas dos cuidados capilares dependerão do seu objetivo, tenha ele sempre claro em mente.

Produtos naturais para Misturinhas.

Algumas cacheadas gostam de criar fórmulas usando frutas, legumes e diversos alimentos nutritivos para aplicar nas Misturinhas, junto ou não aos cremes.

Caso não possua alergia ao alimento, é totalmente vantajoso e ideal usar o potencial desses ingredientes para tratar dos cachos.

Contudo, novamente digo, é importante frisar seu objetivo, ele é seu norte e a guiará pelos diversos caminhos do tratamento dos cachos.

Como começo a fazer minhas misturas?

Primeiro, trace um caminho, é evitar ressecamento? Aumentar a oleosidade? Definição? Reconstrução? Brilho? – Formule uma causa e a partir daí comece a pesquisar.

Basicamente, nossos fios precisam de três coisas para serem saudáveis: nutrição, queratinização e oleosidade ideal. Existem vários produtos específicos para cada componente, tanto para transição, quanto as totalmente cacheadas.

Não existe segredo, é testar qual deles encaixa melhor nos seus cachos, mas, aqui vão algumas dicas.

1 – Escolha marcas 100% liberado e específicas para cacheadas.

Nos rótulos dos produtos capilares vem a informação sobre a especificidade do produto e para que ele serve, leia com a atenção e atente aos desenhos sobre a forma de cachos, tente achar qual dos números é o compatível com seu.

Misturinhas para cacheadas pode Danificam Conheça as dicas para cabelos cacheados. (Pinterest)
Misturinhas para cacheadas pode Danificam Conheça as dicas para cabelos cacheados. (Pinterest)

Dê preferência aos produtos liberados livres de parabenos, sulfato, parafina e derivados do petróleo, são substâncias nocivas para os cachos e vão atrapalhar o resultado que deseja.

2 – Foque no cronograma.

Se é o dia da hidratação e você não encontrou uma máscara que tenha a quantidade de óleos vegetais que procura, então é hora da Misturinha.

Não importa quantos cremes vão ser colocados na sua mistura, mas é importante que todos sejam para mesma finalidade, ou seu cronograma falhará.

É bom que use linhas similares, de produtos com composições parecidas e que melhor se dão com seus cachos. Isso potencializa o resultado.

3 – Potes e misturadores.

Nunca abrigue sua mistura ou qualquer creme em recipientes de alumínio ou similar, muito menos misture com colher de cozinha ou objetos de ferro, isso prejudicará o pH dos seus cremes e pode neutralizar o efeito desejado.

Então, tudo em plástico, certo? Principalmente na hora de misturar.

4 – Hora da aplicação

Nunca na vida use os dedos para colher o creme, como dito acima, nossa mão possui uma oleosidade e bactérias específicas, naturais da mão, que podem alterar o pH da Misturinha, então, sempre use um objeto de plástico ou verta o pote na palma.

5 – Guardando a Misturinha

É preferível que a Misturinha seja feita e usada toda na hora, seja na lavagem ou na finalização, pois os componentes de cada produto podem sofrer instabilidade caso estejam em contato prolongado com outros produtos.

Como, por exemplo, os cremes de queratinização. A queratina é o composto chave para um cacho saudável e é essencial ter essa etapa no seu cronograma, mas ela é bastante sensível quanto ao pH e pode acabar perdendo seu efeito caso o mesmo varie.

Ou o creme pode perder a consistência, que também afeta bastante na hora dos cuidados dos cachos.

Então, use a quantidade suficiente para aquele banho ou finalização.

6 – Misturando todas as etapas do cronograma.

Algumas cacheadas preferem separar os dias do cronograma sem misturar etapas, outras acabam misturando máscaras das três etapas ou usam um produto que já contenham as três. Isso vai do gosto, cada cacheada prefere de um jeito e reage de um jeito.

Então, é válido testar, mas cuidado, sempre use apenas a quantidade suficiente, nunca armazene a Misturinha por tempo prolongado.

(Pinterest)

Basicamente é isso e não tenha medo de arriscar, seu creme ou mistura ideal está esperando por você.

GMR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui