Netflix: O Caso de Gabriel Fernandez – Uma vítima da negligência
Dentre os títulos de investigação criminal disponíveis na Netflix, O Caso de Gabriel Fernandez é um dos melhores e mais chocantes documentários.
Por: G M Rhaekyrion / 12 de Abril de 2020 às 10:00:00 , atualizado ás 1:50 PM

[spns_amp_optin subscribe='Assistir Live Ao Vivo' unsubscribe='Remover inscrição']

Quando uma criança de oito anos pergunta a sua professora se é normal apanhar da mãe até sangrar, já se pode imaginar que essa individuo esteja sofrendo sérios problemas de abuso e a Netflix apresenta esses problemas em sua série documental O Caso de Gabriel Ferdandez.

Sendo assim, A Folha Hoje indica uma série documental de investigação policial, que acompanha o promotor Jon Hatami, que está determinado a colocar todos os culpados pela morte do garoto Gabriel em suas devidas penitências. E quem são os culpados? Sua própria mãe e padrasto, e os assistentes sociais que o negligenciaram.

Então, prepare o coração, pois se gosta de séries de cunho investigativo, precisa conferir essa série, que possui 6 episódios e apenas uma temporada. Envolvendo atos reveladores e uma teia de culpa, cumplicidade e negligência, que levaram Gabriel Fernandez a morte.

Netflix: Fruto da negligência parental e profissional
Netflix: O Caso de Gabriel Fernandez – Uma vítima da negligência. (Foto: youtube.com)

A pergunta mais interessante para esse filme é: quando os pais não são capazes de criar seus filhos, o que fazer? E foi justamente esse questionamento que Jennifer Garcia teve, ao ouvir Gabriel Fernadez, seu aluno, perguntar se era normal apanhar da mãe até sangrar.

Dessa forma, Jennifer colocou suas esperanças nas autoridades capazes para casos desse tipo e não hesitou quando ligou para os assistentes sociais, conhecendo Stefanie Rodriguez, uma jovem pouco experiência e muito ingênua, que tratou o caso com olhar brando.

Porém, não foi apenas uma ligação. Jennifer cansou de contactar Stefanie e relatar sequelas físicas presentes em Gabriel a cada semana de aula. Todavia, Stefanie continuava branda e totalmente devota às explicações que Pearl Fernandez, mãe de Gabriel, oferecia. E em seus depoimentos, Jennifer frisa seus esforços.

Série Netflix: Uma teia de culpados


Pearl Fernandez e Isauro Aguirre, são dois nomes que devem ser lembrados como os responsáveis pela morte de Gabriel Fernandez, que desfaleceu após ser agredido brutalmente, no que viria a ser o último de uma série de castigos que seus guardiões, aqueles que deviam protegê-lo, o infligiam diariamente.

É difícil imaginar que uma mãe seja capaz de tal atrocidade contra seu filho, mas foi justamente o que houve. E os abusos não param nas surras, havia privação de comida, prisão em um armário escuro e tortura psicológica oito meses de agonia e sofrimento, que culminaram na morte de Gabriel.

Uma criança feliz e gentil, que só queria ser amado por sua mãe, tal qual escrevia nas cartas. Porém, a culpa por esse fim tão brutal não está apenas nos causadores do delito, mas em 4 assistentes sociais, que tinham o poder de salvar Gabriel dessa vida, mas ignoraram sinais claros de abuso.

A série documental Netflix que chocou a web

Não apenas o caso foi um dos pioneiros a cavar fundo na rede de culpados envolvidos no assassinato de Gabriel, como também mostrou em tempo real o julgamento e evolução da investigação.

Além disso, houve um tópico extremamente importante, no tocante ao caso. Pois o padrasto de Gabriel e sua mãe, o puniam por suspeitar que ele seria Gay. Sendo assim, não podemos descartar a perseguição por homofobia.

Por fim, no que diz respeito aos relatos e comentários em redes sociais sobre o documentário Netflix, as pessoas destacam a dor no coração e o quanto ficaram emocionadas e assustadas com a crueldade dos abusos que Gabriel sofria, quando tudo poderia ter sido evitado se os assistentes sociais tivessem feito o seu trabalho.


Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo