O Consórcio realizado na segunda-feira (29) de agosto em Salvador pelos governadores do Nordeste, trata de uma parceria que permite ação conjunta em várias áreas do desenvolvimento para otimizar os recursos.

Nordeste lança consórcio para otimização dos recursos
Nordeste lança consórcio para otimização dos recursos (polibiobraga.blogspot.com)

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) vai contemplar as áreas de: economia, política, social e infraestrutura.


RELACIONADAS



No entanto, ainda será anunciado o planejamento para o primeiro ano de funcionamento e já inclui as reformas da Previdência e Tributária como pautas da reunião.

O encontro sobre o Consórcio é o primeiro dos governadores do Nordeste após a declaração polêmica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Nordeste.

Nordeste lança consórcio para otimização dos recursos
Nordeste lança consórcio para otimização dos recursos (veja.abril.com.br)

Todavia o Consórcio Nordeste tem data de criação em março deste ano (2019), no Estado do Maranhão, mas suas diretrizes tiveram que ser aprovadas nas assembleias legislativas dos nove Estados do Nordeste para a formalização.

Contudo, em 29 de maio, Paulo Câmera havia sancionado o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

É por meio do Consórcio Nordeste que os Estados nordestinos poderão realizar projetos em conjunto de infraestrutura, criar fundos de investimentos, construir parques tecnológicos interestaduais, dentre outros.

Já na área da saúde, os planos do Consórcio visão uma formação de rede integrada de profissionais para promover mutirões, além de compras conjuntas de insumos hospitalares em larga escala, que possibilita preços menores.

LEIA TAMBÉM:

Suspensão de concurso em Rio Largo, Alagoas, por inadequação do Edital.

Assistir jogo AO VIVO Atlético x Botafogo pela Sul Americana 2019

Jogo AO VIVO Atlético x Botafogo pela Sul Americana 2019

E ambas as estratégias serão ampliadas para as outras áreas.

Outra aposta grande do Consórcio Nordeste é o retorno dos Mias Médicos e a inclusão dos médicos cubanos se dará pelo contrato com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Por outro lado, na segurança, o Consórcio prevê a ampliação do Centro Integrado de Inteligência do Nordeste com fins de criar a Força Nordeste, composta por policiais, investigadores e agentes penitenciários, funcionando no modelo da Força Nacional.

Resistência do Nordeste

O Consórcio Nordeste é uma demonstração da força dos governadores nordestinos, que se uniram em represália ao presidente após a polêmica e assinaram uma carta de repúdio às declarações ofensivas.

Carta de repúdio

“Nós, governadores, vamos nos reunir na Bahia mantendo o mesmo espírito de sempre, de articulação política e de união. Julgamos que esta união é necessária não somente no Nordeste, mas em todas as regiões do Brasil, para que o País possa dar andamento e resolutividade ás questões relevantes para o povo brasileiro”

Afirmação da governadora do Rio grande do Norte, Fátima Bezerra.

GMR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui