‘A Casa Lilás’: um dos casos criminais mais famosos de Sergipe vira livro

O assassinato de Dr. Firpo em Aracaju pode ser desvendado por meio das páginas de uma nova obra de literatura policial

Por: Gabriel Brolli - Jornalista
25/06/2021 às 11:11 - atualizado em 25/06/2021 às 11:11

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O assassinato a facadas do Dr. Carlos Firpo, um dos casos criminais mais famosos de Sergipe, virou livro. Ele aconteceu em abril de 1958, e agora ganha uma adaptação literária. “A Casa Lilás – memórias de um crime” tem autoria do jornalista Luiz Eduardo Costa. Assim, o livro é a nova publicação da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise).

O crime aconteceu na residência do doutor, na rua de Campos, em Aracaju. Enquanto isso, a trama traça também um cenário da sociedade sergipana dos anos 50. Conhecido como “crime da rua de Campos”, o assassinato ganhou manchetes e dividiu a população da sociedade à época.

O livro se torna uma importante obra da literatura nacional policial. E, ainda, reúne elementos da intriga política. Isso porque o Dr. Firpo já foi prefeito de Aracaju. Além disso, na época de seu assassinato, ele disputava uma indicação para vice-governador na chapa da UDN.

'A Casa Lilás': um dos casos criminais mais famosos de Sergipe vira livro
‘A Casa Lilás’: um dos casos criminais mais famosos de Sergipe vira livro (Foto: Reprodução/Canva)

Então, a trama, assim como a disputa passada, envolvia dinheiro e sexo, temas corriqueiros de literatura policial – mas, dessa vez, com fatos reais.

O autor do livro, Luiz Eduardo, tinha 17 anos quando Dr. Firpo foi morto. “A Casa Lilás” é fruto de pesquisa árdua e colaboração de muitas pessoas. Por fim, o jornalista precisou consultar uma série de fontes para reviver memórias e descobrir fatos novos, a partir de análise de documentos e sugestões que complementassem a suas informações.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Gabriel Brolli
Gabriel Brolli é jornalista. Com experiência em tradução, redação e produção de conteúdo para redes sociais, já colaborou para grandes veículos de comunicação. Saiba mais sobre Gabriel em seu perfil!